/ Notícias / Pós-Graduação em Letras recebe professor da UNICAMP para aula inaugural
Pós-Graduação em Letras recebe professor da UNICAMP para aula inaugural
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe o professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), José Horta Nunes, para marcar o início das suas atividades nesta sexta-feira (05), às 14h. Na palestra, intitulada Discurso enciclopédico e escola: uma divisão digital da leitura, Nunes irá apresentar análise de duas versões da Enciclopédia Britânica, sendo uma delas dirigida para escolas de nível fundamental no Brasil.

Na primeira parte da palestra, será apresentada a perspectiva teórica da Análise de Discurso, bem como uma introdução ao estudo do discurso enciclopédico para mostrar uma divisão da leitura no meio digital, que afeta, distintivamente, de um lado, o público leitor em geral, e, de outro, o leitor escolar. Durante a apresentação da temática, ainda serão considerados os conceitos de heterogeneidade discursiva, divisão do sujeito e condições de produção, especialmente no que diz respeito à relação entre Estado e instituição escolar no discurso enciclopédico.

A aula inaugural ocorrerá na sala 100K, do Prédio Santa Margarida. Podem participar acadêmicos da UCPel, interessados no tema e comunidade em geral.

O palestrante
José Horta Nunes é pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos (NUDECRI-UNICAMP), onde atua na área de Estudos do Léxico Urbano. Ele insere-se nos estudos urbanos por meio da perspectiva da Análise de Discurso, desenvolvendo pesquisas a respeito de discursos de/sobre a cidade (urbanísticos, administrativos, de movimentos sociais, mediáticos, artísticos, cotidianos, lexicográficos), com ênfase para a análise de sentidos das “palavras da cidade” nos discursos. Parte desses estudos é dedicada à compreensão dos sentidos em vias e praças públicas. Dedica-se também à produção de textos de divulgação científica, colaborando com a Enciclopédia Discursiva da Cidade (ENDICI) e a Enciclopédia das Línguas no Brasil, desenvolvidas no Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB) da UNICAMP. Atua em História das Ideias Linguísticas, especificamente com trabalhos sobre a história de dicionários e enciclopédias, considerando a relação desses artefatos com a sociedade, a cidade e a história. É autor dos livros Formação do Leitor Brasileiro: imaginário da leitura no Brasil Colônia e Dicionários no Brasil: análise e história, além de vários artigos em periódicos e capítulos de livros. Participou da organização dos livros História do saber lexical e constituição de um léxico brasileiro e Introdução às Ciências da Linguagem - Linguagem, História e Conhecimento.