/ Notícias / Pós-Graduação em Letras participa de reunião do Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel) participou de reunião do Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (Copene), às 9h desta segunda-feira (11). O Copene tem como principal intenção apresentar e discutir os processos de produção e difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas Diásporas Africanas.

O objetivo da reunião foi de definir o planejamento de ações visando o 1º Copene-Sul, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e que irá ocorrer entre 24 e 26 de julho. A coordenadora do Copene, Georgina Lima, disse que o momento é de promover discussões pontuais e diálogos, estabelecendo parcerias institucionais – além da UCPel, estão envolvidas instituições como a SMED-Porto Alegre, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul).

Além da coordenadora do Copene, estiveram presentes na reunião o professor da Católica, Adail Sobral; a vice- coordenadora do Copene-Sul, Olga Pereira Lima; a secretária executiva do Copene-Sul, Caterine Mendes; o secretário executivo do Copene-Sul, Ricardo Nogueira; e a Coordenadora de Tecnologias Assistivas  da Diretoria de Ações Inclusivas (DIRAI) do IF-Sul, Fabiane Volcan Sastre.