Foram prorrogadas as inscrições para o curso de especialização em Teologia, Ciência e Cultura da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Interessados têm até o dia 25 para fazer sua inscrição no curso, que tem como proposta o resgate do papel da reflexão teológica em questões atuais.
Inédita na região Sul, a especialização pretende qualificar docentes, padres e leigos que possuam ensino superior.
As grandes áreas da Teologia, o confronto com diversos temas das ciências naturais como a criação e a evolução, indagações históricas sobre Jesus Cristo, a Bíblia e sua interpretação, o ser humano como pessoa na Filosofia e na Teologia terão espaço no programa do curso, explica o coordenador da especialização, padre Flávio Martinez de Oliveira. Segundo ele, também será proposto debate ético sobre questões sociais, como a economia e a ecologia, e sobre questões ligadas ao ser humano, desde seu nascimento até a morte.
O curso contará com nomes como o do padre Inácio Neutzling, fundador do Instituto Humanitas da Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos), do padre Cássio Murilo da Silva, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), do padre José Roque Junges, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Roberto Ervino Zwetsch, professor das Faculdades EST. Docentes de atuação regional também já estão confirmados.
Com carga horária total de 360 horas, os encontros presenciais ocorrerão aos sábados (a cada 15 dias) e uma vez ao mês, na sexta-feira. O início das aulas está previsto para agosto deste ano e o término em julho de 2016. São oferecidas 35 vagas.
A especialização em Teologia, Ciência e Cultura é organizada pelos Institutos Superiores em Teologia e Filosofia da UCPel e Capelania da Instituição e conta com o apoio da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e Conselho Arquidiocesano de Leigos.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de julho,
neste link, onde também estão disponíveis outras informações como corpo docente, disciplinas, investimento e documentação necessária.
Os inscritos deverão participar de processo de seleção, que inclui uma redação com o tema da exortação apostólica Evangelii Gaudium, texto do Papa Francisco. Esta etapa da avaliação está marcada para o dia 26 de julho. Também integram o processo de seleção análise de ficha padronizada de informações e, caso necessário, entrevista.