/ Notícias / Portaria que proíbe fumo dentro das dependências da UCPel completa um ano
Portaria que proíbe fumo dentro das dependências da UCPel completa um ano
27.03.2013 | 16:01 | #institucional
Portaria que proíbe fumo dentro das dependências da UCPel completa um ano
Uma iniciativa pioneira comemora um ano nesta quinta-feira (28). Nesta data, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lançou uma portaria que proíbe fumar dentro dos recintos de qualquer campi da Universidade, em ambientes fechados, parcialmente fechados ou murados da instituição. A resolução foi motivada pelo UCPel Mais Saudável, um dos programas pioneiros no Brasil com o objetivo de prevenir e controlar o tabagismo – inclusive em ambientes externos.

O UCPel Mais Saudável, criado há cerca de cinco anos, desde sua concepção até implantação serviu de exemplo para diversas instituições de ensino, empresas privadas e inclusive para a criação da Lei Municipal 5.757 sobre o tema, aprovada no ano de 2010.

O programa tem uma caminhada longa, conforme lembra o coordenador, médico Roni Quevedo. “O projeto iniciou seu esboço quando alunos do curso de Psicologia solicitaram providências para combater o malefício”, conta.

A partir de então, graças ao envolvimento de toda a comunidade acadêmica, do apoio de setores da Universidade e do reitor, José Carlos Bachettini Júnior, foi possível tornar o programa realidade. “A atitude tomada pelo reitor de proibir o fumo inclusive em ambientes externos foi extremamente corajosa, um gesto de respeito ao ser humano”, avalia Quevedo.

De acordo com o reitor, uma universidade que se preocupa com as pessoas e que tem a área da saúde como um dos seus grandes pilares precisa ter programas que melhorem a qualidade de vida. “O UCPel Mais Saudável é um exemplo no Brasil inteiro”, pontuou, adiantando que a intenção é expandir o programa também para álcool e outras drogas.
A importância do UCPel Mais Saudável e de sua implantação alcançou grande projeção nacional. Conforme o coordenador, a portaria instituída pela Universidade circulou em sites como Conselho Federal de Medicina, Conselho Regional de Medicina, Sindicato Médico, em jornais estaduais e regionais. “Em novembro do ano passado participei de um simpósio internacional sobre a temática e vários participantes conheciam a nossa iniciativa”, conta, lembrando ainda que a ação gera respeito devido a uma instituição de ensino do interior obter esse alcance.

Cerne
A campanha sugerida pelo Conselho Universitário para inibir o uso do tabaco nas dependências da UCPel, com todos os seus prédios adjacentes, teve o intuito de criar consciência entre os tabagistas da comunidade universitária (professores, funcionários e alunos) sobre os riscos desta prática para a saúde coletiva. A campanha deu lugar a um programa permanente com vistas à conscientização, apoio terapêutico e a proibição do uso do tabaco, em prol da valorização da vida e da qualidade de saúde da comunidade.

Ações
Entre as ações do programa oferecidas aos fumantes da comunidade da UCPel que desejam parar de fumar, há apoio espiritual e psicológico, orientação para prática de esportes, tratamento médico alopático e homeopático. Aqueles que não fumam também podem participar das atividades de conscientização sobre os malefícios do cigarro e do tabagismo passivo.