/ Notícias / Portador de Down, estudante da UCPel participa de evento sobre inclusão
Portador de Down, estudante da UCPel participa de evento sobre inclusão
24.08.2012 | 18:24 | #jornalismo
Portador de Down, estudante da UCPel participa de evento sobre inclusão
A inclusão é um assunto que sempre está em pauta. O tema é discutido em todas as esferas da sociedade e sua representatividade é tão grande que existem eventos para tratar exclusivamente disso. O Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, que ocorre em Brasília na próxima semana, é um deles. Neste encontro, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será representada de uma forma especial: Gustavo Bicca, portador de Síndrome de Down e estudante do curso de Comunicação Social – Jornalismo, falará sobre suas experiências acadêmicas.

Promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento ocorre entre os dias 27 e 30 de agosto e busca identificar as perspectivas da comunidade quanto à inclusão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Antes de ingressar na UCPel, Gustavo – ou Guga, como prefere ser chamado – estudou no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça (CAVG). Mesmo com a temática voltada ao ensino na Rede Federal, de acordo a mãe de Guga, Marilene Bicca, ele está tendo uma grande experiência em termos de inclusão na UCPel e falará em sua apresentação sobre a instituição onde atualmente é acolhido. “Aqui [UCPel] todos dão muita força e apoio para ele. Professores, colegas e funcionários se tornaram amigos do Guga, que hoje, inclusive, está envolvido em projetos do curso de Jornalismo”, diz Marilene, ao referir-se à participação do estudante no projeto de Jornalismo Comunitário Folha da Princesa. 

Com ajuda de colegas de curso, Guga apresentará um vídeo produzido pelos estudantes do oitavo semestre Lúcio Ferrão e Thábata Saab sobre sua trajetória na Universidade e fotos que registram sua participação em atividades acadêmicas oferecidas pela UCPel. Segundo Guga, estas atividades são formas de aprender sobre Jornalismo e, também, sobre amizade. “Fiz muitos amigos aqui e aprendi bastante sobre fotografia, que é a minha parte preferida. Todos me adoram”, afirma o estudante, com bom humor.

Para Franclin Nascimento – integrante da Coordenação de Educação Inclusiva e dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNEs) do IFB e um dos responsáveis pela promoção do Fórum -, a participação do acadêmico pelotense será inspiradora em razão de sua história pessoal e estudantil. “Hoje, nosso Guga é uma referência de dedicação e perseverança aonde se fala em inclusão na Educação Profissional”, afirma Franclin. Ainda segundo ele, Guga foi o primeiro estudante com Down a concluir um curso técnico nesta Rede Federal e, pelo que se sabe, na América do Sul. 

A apresentação de Guga será na mesa redonda “A inserção sócio-laboral: Relatos exitosos”. Junto com ele, participarão mais dois estudantes com experiências parecidas. Participarão do Fórum, também, pessoas que têm experiências inclusivas educacionais que envolvem outras ações sobre o tema, como questões étnico-raciais, de gênero e educação de jovens e adultos. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?