/ Notícias / Por que um feriado na segunda-feira de Páscoa na Católica?
Por que um feriado na segunda-feira de Páscoa na Católica?
19.03.2008 | 00:00
Por que um feriado na segunda-feira de Páscoa na Católica?
Por
Padre Antônio Reges Brasil

Esta pergunta, freqüente nos últimos dias em vários ambientes de nossa Universidade, deveria levar-nos à leitura da página da Agenda/2008 que precede o mês de março. Lá, sob o título Páscoa, estão indicados os motivos fundamentais que originaram a decisão do Conselho Universitário, em dezembro pp., de estender o recesso da Semana Santa à segunda-feira da oitava pascal.

Recordemos, brevemente:
1. O Tríduo Pascal, que começa com a celebração da missa vespertina da Ceia do Senhor, na quinta-feira, atravessa a sexta-feira santa na companhia do Crucificado, e atinge seu momento máximo na vigília do Grande Sábado Santo, quando a Igreja entoa o Aleluia da vitória do amor sobre a morte, constitui na verdade como que um único dia: o dia da salvação! Nele revivemos o acontecimento central da Redenção: Cristo morreu por nossos pecados, Cristo ressuscitou dos mortos! Sua vitória sobre o pecado e a morte abriu definitivamente para nós as portas do acesso à vida em Deus.

2. Não se trata, portanto, de mais um feriado. Como se expressou Bento XVI, na audiência pública da quarta-feira (19/03/2008), "são dias que nos levam ao núcleo essencial da fé cristã: a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo Jesus". Todos os batizados são convidados a renovar sua vida Nele, celebrando a Páscoa verdadeira.

3. A Universidade Católica de Pelotas, nascida do coração da Igreja, não quer deixar passar este tempo como um simples recesso. Ao contrário, lança à toda a Comunidade Universitária o convite: "dê ao seu coração e à sua inteligência um tempo de contemplação do Mistério da Fé" (Agenda 2008, março).

Para que realmente aconteça uma profunda experiência espiritual nestes dias, seja na reflexão pessoal, seja na participação dos atos litúrgicos de nossa Paróquia, seja no ambiente do convívio familiar, o feriado se estende à segunda-feira. Ninguém precisará viajar às pressas, ou tarde da noite, no domingo de Páscoa. Todos poderemos viver intensa e integralmente as propostas do Tríduo Sacro. Teremos o dia 24 para o descanso, ou para reorganizar nosso retorno às atividades acadêmicas e funcionais, ou para as viagens de retorno a Pelotas, no caso dos que residem fora da cidade...

A todas, a todos, em todos os lugares e na companhia das pessoas caras
reencontradas com calma e gratuidade nestes dias, Feliz Páscoa!

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?