/ Notícias / População em situação de rua é foco de debate na UCPel
População em situação de rua é foco de debate na UCPel

A mesa-redonda Direitos Humanos, gênero e violações: um olhar sobre a situação de rua ocorre na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na próxima terça-feira (8). A atividade é organizada pelo Grupo de Estudos em Antropologia e Direitos Humanos (GANDH/UCPel) e tem a finalidade de apresentar o grupo à comunidade acadêmica. O evento está marcado para às 19h, na sala 410C, no campus I.

Conforme o professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel) e coordenador do GANDH, Tiago Lemões, a discussão não atinge apenas pessoas em situação de rua e sim toda população segregada. Nesse sentido, ele salienta que a segregação se dá pela ausência na garantia plena de direitos. “Embora existam garantias legais, ainda falta acontecer muita coisa para que eles de fato tenham esses direitos garantidos”, complementa.

Para a conversa estarão presentes, além de Lemões, as pesquisadoras Milena Cassal e Talita Fernandes. A mestranda do PPGPSDH, Sarah Emygio, fará a intermediação do debate. Milena é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGSC) da Unisinos e trará para a discussão a interferência do Estado nos corpos das moradoras de rua.

Já Talita é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA/UFRGS). Na ocasião, ela abordará a percepção ambígua que mulheres em situação de rua têm dos homens em mesma circunstância, vendo esse parceiro como quem cuida e machuca ao mesmo tempo.

O espaço é aberto a todos interessados, mediante prévia inscrição, até o dia 7 de outubro, através do e-mail rosana.chagas@sou.ucpel.edu.br. O evento é gratuito e os participantes que desejarem certificado de horas devem solicitar o mesmo no corpo do e-mail e realizar o pagamento de R$ 5 no dia da palestra.

Redação: Lia Xavier