/ Notícias / Ponto de Cultura da UCPel recebe visita do Secretário de Cultura
Ponto de Cultura da UCPel recebe visita do Secretário de Cultura
13.08.2007 | 00:00
Ponto de Cultura da UCPel recebe visita do Secretário de Cultura
Na sexta-feira (10), o projeto Pontos de Cultura, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), recebeu a visita do secretário interino de cultura, Mogar Xavier. Durante a visita, foram apresentados o Ponto Administrativo, que fica situado na Escola de Informática (Esin), e a sala que deverá receber o acervo do historiador Nelson Nobre. O secretário apoiou a iniciativa, onde história e tecnologia andam lado a lado na digitalização e disponibilização de acervos.

Xavier foi acompanhado na visita pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Vini Rabassa da Silva, pela professora coordenadora geral do projeto, Fabiane Marroni, pelo coordenador executivo do projeto, professor Guilherme Tomaschewski Neto, e pelo diretor da Esin, Luiz Antônio Moro Palazzo.

Durante a visita, o secretário salientou ser de grande importância para a cidade e para a memória pelotense o acervo de Nobre ter a Universidade como destino, quando por vezes acervos de preservacionistas terminam no lixo ou em fábricas de papel. “A Universidade é um ente público, onde um pesquisador pode chegar e ter contato com o material. É importante também todo esse trabalho de catalogação e condicionamento. Certamente é um destino bom”, disse.

Uma sala ao lado do Ponto Administrativo passa por adaptação de forma a receber o acervo de Nelson Nobre para catalogação e armazenamento. Até o final do mês os ajustes devem estar concluídos. De acordo com a pró-reitora, a idéia é que futuramente seja elaborado um espaço de visitações para que a comunidade possa se aproximar da história através do material.

Xavier conheceu também o sistema de gerenciamento de acervos, desenvolvido para que todo o material gerado nos pontos de cultura possa ser disponibilizado de forma segura. “Estou encantado com o que vi. Eu não via jeito para documentos, fotos e cartões em Pelotas, e agora folgo em ver que a UCPel tem equipamentos, professores, gente jovem, vontade de fazer. É importante ver que a Universidade não se importa só com o meio acadêmico, mas com a comunidade. Estou maravilhado”, disse.

Na ocasião, Xavier colocou a Secretaria de Cultura à disposição da Universidade. “Nós ficamos satisfeitos em ver reconhecimento da Secretaria e acreditamos em parcerias. A Universidade está a serviço da comunidade”, afirmou a pró-reitora.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?