/ Notícias / Políticas Sociais no Mercosul e Ciências Penitenciárias se encontrarão em evento
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza, nos dias 17 e 18, o 9º Encontro Transdisciplinar de Ciências Penitenciárias e o 5º Seminário de Políticas Sociais no Mercosul (SEPOME). Com as temáticas Sobrecargas de Segregações e A Política Social e os Processos de Criminalização e Judicialização na América Latina, respectivamente, os encontros terão a participação de palestrantes do Brasil, do Paraguai, do Uruguai e do Chile.

Para o coordenador, professor Luiz Antônio Bogo Chies, os sistemas de justiça criminal se ampliam em estratégias de segregação de contingentes cada vez mais significativos das populações. Ao mesmo tempo, os movimentos sociais e demandas por cidadania são criminalizados e as políticas sociais são judicializadas - com consequências ambivalentes. "Não obstante emerjam novos paradigmas de segurança humana e cidadã, a política social e a política criminal se interligam em teias complexas, através de complementaridades via de regra não pautadas por sentidos emancipatórios", pontuou. Os eventos são, explicou, uma estratégia para potencializar o debate, o diálogo e a produção científica em pontos sensíveis dessas intersecções.

Além das palestras e painéis, haverá mostra e debate do documentário Sem Pena e cinco Grupos de Trabalho (GTs), dentro dos quais serão apresentados 32 estudos.
Estarão presentes outros dois professores que, junto a Chies, representam a Rede Internacional de Estudos sobre Punição, Prisão e Controle Social - Luís Antônio Francisco de Souza (da Unesp/Marília) e Camila Caldeira Nunes Dias (da UFABC). A ocasião será momento, também, de consolidar a Red Cono Sur de Pesquisa en Cuestión Penitenciária (Rede Conesul de Pesquisa em Questão Penitenciária), composta pela UCPel, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade da República do Uruguai (UDELAR) e Universidade de Buenos Aires (UBA).

Os eventos são realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e pelo Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais e Penitenciários (Gitep). O apoio é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), TerraSul Turismo, UDELAR, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA).

Inscrições
Para se inscrever, os interessados devem acessar este site. O investimento é de R$ 50,00 para estudantes e R$ 75,00 para profissionais. Outras informações podem ser obtidas no mesmo endereço eletrônico ou pelo telefone (53) 2128.8291.

Veja a programação:

Dia 17, quinta-feira
8h30min – Abertura
9h30min – Painel: A questão social no contexto latino americano e os desafios contemporâneos para as políticas sociais
Prof.  Dra. Rosa Helena Stein (UnB – Brasil)
14h – Painel: Direitos e Políticas Sociais na América do Sul: Construção de Alternativas
Profa. Dra. Carolina González Laurino (UDELAR – Uruguai)
Profa. Ms. Stella Mary García Agüero (UNA – Paraguai)
Profa. Dra. Vera Maria Ribeiro Nogueira (UCPel – Brasil)
19h – Palestra: A questão penitenciária no Chile
Prof. Dr. Rodrigo Calderón (UCSC – Chile)
20h – Painel: Sobrecargas penitenciárias em gênero: Travestis e Mulheres