/ Notícias / Política Social e Serviço Social participam de encontro nacional de pesquisadores
Docentes do Mestrado em Política Social e do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram, de 5 a 9 de novembro, do 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). O evento foi realizado em Juiz de Fora, Minas Gerais. A UCPel teve seis trabalhos aprovados no encontro.

Com o tema Serviço Social, Acumulação Capitalista e Lutas Sociais: o desenvolvimento em questão, o ENPESS envolveu diferentes modalidades, como conferências, colóquios, mesas coordenadas, sessões de comunicação oral, apresentação de pôster com roda de conversa, entre outros. Ocorreram, também, reuniões envolvendo coordenadores de pós-graduação, graduação, supervisores de estágio e editores de revista.

O objetivo do encontro é fortalecer e difundir a produção de conhecimento da área de Serviço Social e contribuir com o intercâmbio acadêmico e institucional, tanto em âmbito nacional quanto internacional. O evento contou com a presença de pesquisadores, docentes, discentes de graduação e de pós-graduação, profissionais, grupos e redes de pesquisa do Brasil e também de outros países, como Costa Rica e Colômbia.

Da UCPel, participaram as professoras Cristine Jaques Ribeiro, Mara Rosange Medeiros, Vera Ribeiro Nogueira e Vini Rabassa da Silva, além das mestrandas Miriam Moreira da Silva e Ana Lúcia Ribeiro Mendes.

O Mestrado em Política Social da Católica teve como trabalhos aprovados Reforma agrária: a economia solidária na produção de alimentos, da professora Cristine Ribeiro; Política de assistência social em faixas de fronteira: problematizações e desafios, das professoras Vini da Silva, e Mara Medeiros e da mestranda Daiane Ugoski; Ampliando o direito à saúde - experiências de cooperação entre sistemas e/ou serviços de saúde em linha de fronteira, das professoras Vera Nogueira e Helenara Fagundes (Universidade Federal de Santa Catarina); A reforma psiquiátrica em Pelotas/RS: alguns apontamentos, da professora Andrea Heidrich; A política de assistência estudantil nas universidades federais brasileiras e a atuação do serviço social, da mestranda Miriam Silveira e Análise do processo de implementação da política de extensão no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – campus Pelotas, da mestranda Ana Mendes.

Representatividade
Ao final do evento, foi realizada a Assembleia Geral da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) para eleição e posse da nova diretoria da entidade, biênio 2013-2014. Para exercer a função de Coordenadora Regional de Pós Graduação - Região Sul I (que engloba Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) foi eleita a professora Vini Rabassa da Silva, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UCPel.