Começou na manhã do dia 19 a 10ª edição do Encontro Sobre o Poder Escolar. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é uma das instituições promotoras do evento, que tem como propósito ser um espaço no qual profissionais da educação possam se encontrar, aprender, compartilhar angústias e sucessos, trazendo à discussão as potencialidades criativas de professores que no dia-a-dia compõem os cenários escolares. A abertura foi realizada no Theatro Guarany. O encontro prossegue até o dia 22.
Com o tema “Vai valer a pena ter amanhecido”, de autoria de Ivan Lins, o evento contou em sua abertura com a palestra do professor Mário Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Filósofo e educador, Cortella abordou o tema “A relação sociedade/escola: alguns apelidos circunstanciais”.
Na concepção do professor, esses “apelidos” incluem o otimismo ingênuo em relação ao papel da instituição escolar, vista, sob esse ângulo, como solucionadora de todos os problemas da sociedade. Da mesma forma, Cortella alertou sobre o pessimismo ingênuo, que, ao contrário do otimismo, considera a escola como incapaz de qualquer ação. Ao fim da explanação, o educador propôs o otimismo crítico, a seu ver a postura ideal a ser adotada no espaço escolar. Essa forma de pensamento proporciona aos professores que procurem sempre melhorar sua missão, com a consciência de que a escola pode muito, mas não pode tudo.
O Poder Escolar é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), Conselho Municipal de Educação e Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicato).