/ Notícias / Planejamento e experiências de gestão são debatidas na UCPel
Planejamento e experiências de gestão são debatidas na UCPel
30.11.2012 | 16:05 | #institucional
Planejamento e experiências de gestão são debatidas na UCPel
Gerir e planejar um negócio, principalmente público, sem sombra de dúvidas é um desafio. Diversos dos aspectos que atingem esse trabalho e a percepção de gestores estiveram no centro das atenções na tarde desta quarta-feira (28) no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Foi o 2º Fórum de Gestão Pública, promovido pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e Sebrae. Na ocasião, o reitor da Católica, José Carlos Bachettini Júnior, foi o moderador de um dos painéis.

Nele, foram expositores o consultor e sócio da Falconi Consultoria, Alexandre Fanfa Ribas, e o prefeito de São Lourenço do Sul e presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), José Sidney Nunes de Almeida.

O primeiro convidado tratou de medidas para aumento de eficiência da arrecadação, otimização de gastos públicos, gestão de projetos prioritários e estrutura de processos. “Ser rigoroso nas metas é essencial”, pontuou. À frente da prefeitura de São Lourenço há oito anos, José Nunes falou sobre a experiência na função e o planejamento. “Quem usa a só a intuição é provavelmente um candidato ao fracasso”, disse, sobre as propostas de seminários anuais de planejamento, reunião semanal entre secretários de governo, pesquisa periódica de avaliação de indicadores de resultados, orçamento participativo e comunicação.

Foram debatidos ainda durante o Fórum a Lei da Responsabilidade Fiscal e suas implicações, harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo e questões relevantes para os municípios.

Assinatura
Durante as atividades, o reitor assinou o convênio do Programa Negócio a Negócio para 2013 junto ao superintendente do Sebrae/RS, Léo Haizenreder. A iniciativa prevê aproximação com 1.650 empresas e mais de 4,9 mil atendimentos.

Serão contemplados os municípios de Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Cerrito, Jaguarão, Herval, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Turuçu, além das localidades de Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano.

reitor.jpg
Reitor José Carlos Bachettini Júnior (D) assinou convênio