Lesões esportivas, ortopédicas e até neurológicas. E isso apenas para citar algumas das patologias que podem ser tratadas por intermédio da hidroterapia, a modalidade terapêutica que permite o progresso dos movimentos pela água. Na Clínica Fisioterapêutica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a alternativa para este recurso está prestes a ser inaugurada. Além de subsidiar a formação de acadêmicos das disciplinas de Hidroterapia e Estágio, a piscina terapêutica será utilizada para o tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares.
O projeto está em vias de finalização. No próximo semestre, tanto os alunos poderão ter aulas práticas com o recurso, quanto os pacientes já poderão ser atendidos. A iniciativa representa, sem dúvida, um importante diferencial no curso de Fisioterapia. Principalmente porque tem tudo para atender com êxito às necessidades da comunidade.
Adaptada com todos os equipamentos necessários para a recuperação do movimento de bebês a idosos, a piscina será mantida sempre aquecida. Nela há rampa de acesso, escada, piso antiderrapante, corrimão, desnível para o tratamento de determinadas patologias, turbilhão para hidroterapia e três vidros laterais pelos quais os acadêmicos poderão acompanhar o movimento dos usuários dentro d’água.
“O uso da água é bastante eficaz e minimiza efeitos que no solo são comuns. Na piscina, cadeirantes, por exemplo, poderão ter mais facilidade de realizar movimentos que não conseguem fora da água”, explicou a coordenadora da graduação, professora Patrícia Giusti. “É um campo bastante amplo e as contra indicações são bem poucas”.
De acordo com ela, juntamente com professores e estudantes de Fisioterapia, profissionais de Educação Física atuarão no desenvolvimento das atividades. “Por semestre, 80 alunos, em média, participarão das aulas práticas que incluem tratamentos na piscina”, disse.
Vestibular de Inverno
O curso de Fisioterapia está entre as 13 opções oferecidas no Vestibular de Inverno 2009 da UCPel. As provas ocorrem no dia 28 de junho e as inscrições vão até o dia 24, no saguão do Campus I da Católica (rua Gonçalves Chaves, 373) ou pela página eletrônica
www.ucpel.tche.br/vestibular. Informações pelo telefone (53) 2128.8269.