O meio ambiente em seus diversos aspectos foi a temática escolhida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Católica de Pelotas (PIBID/UCPel) para despertar a criatividade dos alunos da quarta série da Escola Doutor Joaquim Assumpção. Atividades como visitas, apresentação de filmes e de música foram algumas das ferramentas utilizadas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia para contextualizar a natureza, a cultura e a história de Pelotas.
Em visita à UCPel, os estudantes conheceram o Museu de História Natural e o Laboratório de Acervo Digital, momento em que puderam ter acesso a imagens da antiga Pelotas e conhecerem a exposição do personagem Tibica, criação de um dos maiores artistas gráficos do Brasil, o pelotense Renato Canini. O professor Daniel Botelho foi o responsável por receber os estudantes e explicar um pouco sobre o local, que também é o responsável por recuperar e abrigar o acervo do Projeto Pelotas Memória, de Nelson Nobre Magalhães.
Além da UCPel, os estudantes da Escola visitaram outros locais como a Praça Coronel Pedro Osório e o Mercado Público. “Trabalhamos também com os espaços em que eles convivem, como a escola, por exemplo, com o objetivo de ressignificar esses ambientes dando oportunidade para demonstrarem suas expectativas sobre os locais pelos quais transitam”, comenta a acadêmica da UCPel, Valéria Castro Nunes.
Como resultado do projeto, que iniciou no segundo semestre deste ano, uma exposição para apresentar os postais confeccionados pelos estudantes ocorrerá no dia 30 de novembro, às 17h, na Escola Doutor Joaquim Assumpção. “Os estudantes irão apresentar na exposição desenhos inspirados em Pelotas e em sua fauna e flora”, explica a acadêmica Ana Carolina Holz.
Na avaliação do estudante Henry de Oliveira, de dez anos, participar do projeto Nosso Ambiente: descoberta, desenhos e desejos foi positivo porque aumentou seu conhecimento sobre Pelotas. “O que mais gostei de ver no Museu foram as cobras”, diz. A inspiração para a criação de seu postal foi o ratão-do-banhado, especialmente reinterpretado pelo estudante para compor a exposição do dia 30. Também auxiliaram no desenvolvimento do projeto os acadêmicos de Pedagogia Hallan Pereira, Marta Tuche e Patrícia Padilha.