/ Notícias / Pet-Terapia é realizada por alunos de Fisioterapia
Pet-Terapia é realizada por alunos de Fisioterapia
03.07.2014 | 17:27 | #fisioterapia
Pet-Terapia é realizada por alunos de Fisioterapia
O grupo de alunos do sétimo semestre de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que realiza trabalho com idosos no Asilo de Mendigos, através da disciplina de Estágio Comunitário II, encerrou na manhã desta quinta-feira (03) as atividades do semestre com uma proposta diferente.

Como forma de confraternização, os alunos tiveram a ideia de realizar uma Pet-Terapia, levando seus cães de estimação para interagir com os pacientes. Durante a atividade, os idosos puderam pentear os cães, pagá-los no colo, e os que possuem mais mobilidade puderam também passear com os animais pelo pátio do Asilo, com a ajuda dos alunos.

Como explica a professora Estefânia Silveira de Moraes, coordenadora dos alunos, a atividade estimula a socialização e a maior interação com os idosos de uma forma dinâmica, trabalhando as limitações dos movimentos de membros superiores e inferiores. “Esta atividade faz com que eles se sintam mais motivados a evoluírem seus movimentos, pois muitos estão em cadeiras de roda ou acamados, além de proporcionar um momento diferente”, observa.

A aluna Gabriela Vieira, 20 anos, conta que a experiência de poder proporcionar esse momento de descontração aos idosos é muito importante, pois eles não têm contato com animais no dia a dia. Um dos moradores da casa, José Carlos Garcia, 72 anos, aprovou a ideia, pois, segundo ele, o contato com os cães traz mais alegria a quem vive no local.

Os alunos também levaram mantas e toucas que foram doadas pelo Lions Clube Pelotas - que desenvolve projetos para ajudar a comunidade -, e distribuíram aos pacientes junto com outros brindes.

A ala feminina do Asilo também recebeu a visita dos alunos e seus cães. As idosas tinham certa resistência quanto ao fato de serem atendidas pelos alunos, porém, foram muito receptivas ao grupo durante o contato com os animais.

No próximo semestre outros alunos poderão ter a experiência de atendimento aos idosos, que já aguardam ansiosos pelo próximo encontro.