/ Notícias / Pestatis - Software Estatístico chega à quinta edição
Pestatis - Software Estatístico chega à quinta edição
02.08.2012 | 17:35 | #matematica
Pestatis - Software Estatístico chega à quinta edição
São 13 modelos estatísticos, apresentados em uma obra didática e disponibilizados em um CD. É a fórmula de uma das publicações mais vendidas da Editora Educat, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Este ano, a obra Pestatis – Software Estatístico, de autoria do professor Pedro Ernesto Andreazza, chega a sua quinta edição.

O livro, de 46 páginas, vem acompanhado de uma mídia para instalar os modelos estatísticos ao computador do usuário. O Pestatis nasceu como um projeto de pesquisa há 16 anos e foi sendo atualizado com as novidades do meio informático-estatístico a cada edição. “Hoje, ele dá suporte à graduação, à pós-graduação e à própria investigação científica”, constata o autor.

De acordo com Andreazza, a intenção da obra não é formar estatísticos, mas despertar, nos professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, uma atitude crítica. Em suma, os modelos estatísticos contidos na publicação são um atrativo para dar suporte à pesquisa. “Tira o ‘peso’ matemático, mas não a tomada de decisão do pesquisador”, explica Andreazza, que completa 25 anos de docência na UCPel.

A Livraria Educat, que comercializa a obra, atesta que o Pestatis é utilizado não só pela comunidade acadêmica do município, mas, inclusive, pelo público de fora de Pelotas e do Rio Grande do Sul.

A quinta edição do Pestatis pode ser encontrada na Livraria Educat, localizada no saguão do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373).