Simular as interações humanas em ambientes virtuais. O tema é atual e possui aplicabilidade em várias áreas. A discussão a respeito do assunto foi foco do 2º Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos, o Wesaac, em Santa Cruz do Sul. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi representada no evento pelo professor Antônio Carlos da Rocha Costa, pela professora Graçaliz Pereira Dimuro e por mestrandos em Ciência da Computação.
As atividades dos alunos da Católica envolvem o desenvolvimento de modelos simuladores onde as trocas sociais reais são simuladas em sociedades virtuais. A proposta é descobrir como agentes com personalidades diferentes vão interagir e avaliar os resultados dessa interação.
Os mestrandos envolvidos explicam que os estudos na área são importantes para que se possa discutir e avançar no desenvolvimento de sistemas com capacidades de inteligência artificial. A proximidade com o cotidiano, de acordo com eles, está na aplicabilidade em vários campos, como jogos, TV digital e simulação de fenômenos climáticos.
Um dos exemplos é o trabalho da estudante Rosaura do Espírito Santo da Silva, que estuda as interações em uma biblioteca virtual. Rosaura explica que uma das vantagens é a possibilidade de alertar o usuário sobre a aquisição de novas bibliografias. “O sistema verifica que o aluno sempre pega um livro sobre um determinado assunto, então, automaticamente, o estudante é avisado quando a biblioteca recebe um livro novo sobre o tema”, explica.
Além da pesquisa de Rosaura, outros três trabalhos da Católica foram apresentados. “Avaliação Fuzzy de Trocas Sociais em Sistemas Multiagentes baseados em Personalidades”, do mestrando André Vinícius dos Santos e “Auto-Regulação de Trocas Sociais Baseadas em Personalidades em Sistemas Multiagentes”, do mestrando Luciano Vargas, orientados pela professora Graçaliz. Com a orientação do professor Luiz Antônio Moro Palazzo, a mestranda Verlani Timm apresentou o artigo “Suporte Ambiental à Colaboração em Sistemas Multiagentes”. Também participou o mestre em Ciência da Computação pela UCPel, Diego Rodrigues.
Sobre o WesaacA segunda edição do Wesaac reuniu, entre os dias 28 e 30 de maio, na Universidade de Santa Cruz do Sul, grupos de pesquisa nas áreas de Sistemas de Agentes e Ambientes Colaborativos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Graçaliz e Rocha Costa estavam na comissão organizadora do evento. Ele foi o responsável pela palestra de abertura do Wesaac. A Católica foi sede do encontro em abril de 2007, quando ocorreu a primeira edição do workshop.

Rocha e Graçaliz estiveram na comissão organizadora