/ Notícias / Pesquisadores da UCPel estão entre os mais influentes da América Latina
Pesquisadores da UCPel estão entre os mais influentes da América Latina
Pesquisadores da UCPel estão entre os mais influentes da América Latina

Cinco pesquisadores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integram a lista de mais influentes da América Latina, segundo o AD Scientific Index 2021. A plataforma registra o desempenho acadêmico de cientistas de áreas diversas, considerando sua produção científica total e dos últimos cinco anos. 

Os professores que obtiveram destaque são Fernando Barros (Epidemiologia), Ricardo Tavares Pinheiro (Ciências Médicas e da Saúde/Psiquiatria), Maria Cristina Gonzales (Ciências Médicas e da Saúde/Nutrologia), Luciano Mattos de Souza (Saúde Mental) e Luciana de Avila Quevedo (Saúde Mental).

De acordo com o coordenador de pesquisa e pós-graduação da UCPel, professor Ricardo Tavares Pinheiro, o ranking é um entre outros importantes índices de reconhecimento da produtividade e influência de pesquisadores e universidades do mundo. 

O mesmo indicador também informa que os representantes da UCPel figuram na lista dos 10 mil pesquisadores mais influentes dos países do Brics (bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Ainda estamos entre os cem mil mais citados e lidos no mundo”, comemora Pinheiro. 

Os pesquisadores de destaque integram o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC), o Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital (MPSCV) e os cursos de graduação em Medicina e Psicologia. 


AD Scientific Index 

O AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais. Além disso, fornece classificações de instituições com base nas características científicas dos cientistas afiliados.

O ranking é formado a partir do índice i10 (que contabiliza os artigos com 10 ou mais citações), índice h-Index (que considera número de citações recebidas pelas publicações), utilizando como fonte o Google Acadêmico. 

O levantamento relativo aos Brics inclui 1.033 universidades dos cinco países-membros. O ranking da América Latina abrange 543 instituições.


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?