/ Notícias / Pesquisadoras do PPGPSDH publicam em revista sobre direito e política
Pesquisadoras do PPGPSDH publicam em revista sobre direito e política

As pesquisadoras e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) Janaína Guerra, Victória Pasquoto de Freitas e Luciana Alves tiveram quatro de suas produções publicadas no dossiê “Racismos: Corpos, políticas, cidades, poderes e dominações em tempos de ódios” da revista Captura crítica: Direito, Política e Atualidade”, vinculada a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os textos são frutos de reflexões do grupo, estudos individuais e interlocuções realizadas de forma crítica sobre raça, gênero, classe, Estado e políticas sociais dentro do projeto de sociabilidade latino-americano. Neles, elas debatem sobre o projeto de poder da colonialidade e como ela interpela as discussões da mulher, da raça e da violência do Estado na promoção e efetivação dos direitos humanos.

As discentes são integrantes do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL) e coordenados pelo prof. César Augusto Costa.

Confira os textos na íntegra

“A mulher na contramão do capitalismo neoliberal: repensando o gênero sob um viés decolonial”, por Victória Pasquoto de Freitas e César Augusto da Costa

“Educação e luta antirracista: perspectivas descoloniais à luz do Movimento Negro brasileiro”, por Janaína Guerra e César Augusto da Costa

“Estado de proteção social ou Estado global de violências? Descolonizar e despatriarcalizar as políticas de proteção social”, por Luciana Alves e César Augusto da Costa