/ Notícias / Pesquisador do NEL/PPGPSDH palestra em eventos da UFRGS e UFscar
Pesquisador do NEL/PPGPSDH palestra em eventos da UFRGS e UFscar
Pesquisador do NEL/PPGPSDH palestra em eventos da UFRGS e UFscar

O Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estará representado em eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Carlos (UFscar). O professor César Augusto Costa palestrará sobre as contribuições políticas e pedagógicas de Paulo Freire e Enrique Dussel na reflexão intercultural da América Latina. 

Nesta quinta-feira (1º), o professor ministra aula "Freire e Dussel: por uma práxis intercultural de libertação" no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, durante o seminário "Decolonialidade e interculturalidade como crítica à ciência".

Na próxima quinta-feira (8), será a vez do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFscar receber a palestra "O alcance teórico das categorias exclusão e libertação". A fala também terá como base Freire e Dussel, relacionando-os com o debate ambiental. 

De acordo com o professor, tanto Freire quanto Dussel possuem grandes contribuições políticas e pedagógicas à reflexão intercultural na América Latina. “Ambos buscam tematizar de forma radical a realidade latino-americana. A partir das categorias interculturalidade, exclusão e libertação revelam a necessidade de questionar a subjugação da natureza e a condição daqueles sujeitos que, historicamente, estão postos como subalternos pelo sistema-mundo moderno-colonial”, diz.

O NEL é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel). 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?