/ Notícias / Pesquisa sobre impacto econômico é prorrogada e terá abrangência estadual
Pesquisa sobre impacto econômico é prorrogada e terá abrangência estadual
14.05.2020 | 11:44 | #edr #coronavirus
Pesquisa sobre impacto econômico é prorrogada e terá abrangência estadual

Lançada no fim do mês passado, uma pesquisa promovida pelo Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel) irá mensurar os impactos econômicos gerados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no setor empresarial. O prazo para preenchimento do questionário, disponível aqui, foi prorrogado até o dia 20 de maio.  

Agora, a pesquisa on-line, a ser respondida pelos responsáveis das empresas, amplia sua abrangência local para as demais cidades do Estado. Segundo o coordenador do EDR, Ezequiel Megiato, outros municípios demonstraram interesse em participar do projeto, a fim de obter dados sobre as diferentes situações da crise econômica.

Estima-se obter resultados referentes a demissões, inadimplência, faturamento, manutenção, endividamento tributário, alteração de preços nos produtos, afastamento de grupos de risco, implementação de home office, contratações, investimentos, normas de prevenção e adesão à MP 936 do Governo Federal.

 

Na prática

Ao término do prazo, os dados finais serão repassados às prefeituras e governo do Estado, a fim de servir para subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas ao setor. “Os empresários estão solicitando uma série de demandas, mas será que são válidas? Terão efeito? A pesquisa visa ter uma assertividade maior”, acredita Megiato.    

A prefeitura de Pelotas é uma das parceiras do projeto, visto que lançou o Comitê Pró-economia, um grupo formado por representantes do Poder Público, iniciativa privada e área acadêmica. O resultado da pesquisa será analisado pelo comitê, que deve sugerir medidas para reduzir os prejuízos dos empresários locais.

Os parceiros do projeto também incluem instituições, como Cipel, Sinduscon, Sindilojas, Sindicato Rural, Associação Comercial de Pelotas, Associação Rural de Pelotas, Federasul e Aliança Rio Grande.

 

Redação: Max Cirne

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?