O professor César Augusto Costa e a doutoranda Fernanda Ollé Xavier, ambos do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), tiveram publicada a pesquisa “Questão indígena e na América Latina: o Bem-viver na contramão à lógica capitalista de expulsão”. O trabalho faz parte da última edição de 2021 do Boletim do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).
De acordo com o docente, no trabalho os pesquisadores abordam o contexto dos povos indígenas à perspectiva do “Bem Viver”, originada nas práticas de vida dos índios andinos. “Tal questão, pode-se configurar como alternativa às novas lógicas de expulsão ocasionadas pelo neoliberalismo capitalista, as quais colapsam a governabilidade estatal, gerando assim uma crise democrática nos países subalternizados latino-americanos, in caso, o Brasil”, relata Costa.
A pesquisa pode ser conferida na edição Número 11 do Boletim da CLACSO, que é produzido pelo grupo de trabalho “ Crítica jurídica y conflictos sociopolíticos”.
Redação: Alessandra Senna