/ Notícias / Pesquisa de mestrado visa reduzir tempo de avaliação de teste auditivo
Pesquisa de mestrado visa reduzir tempo de avaliação de teste auditivo
Pesquisa de mestrado visa reduzir tempo de avaliação de teste auditivo
Estudo realizado no mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pode qualificar o processo de avaliação auditiva, prática clínica que permite diagnosticar a perda causada nos níveis fisiológico ou neurológico de uma pessoa. O trabalho, de autoria do mestrando Gustavo Ott, com orientação do professor Sérgio Almeida e co-orientação do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Márcio Costa, será defendido nas próximas semanas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 5% da população mundial - cerca de 360 milhões de pessoas - tem perda auditiva incapacitante. Um universo formado por 328 milhões de adultos e 32 milhões de crianças. Diante desse cenário, e a fim de buscar soluções de processamento digital de sinais que permitam reduzir o tempo necessário para a avaliação auditiva, nasceu a dissertação. A partir de um cálculo matemático, é otimizada a análise da técnica conhecida como Resposta Auditiva de Estado Estável (RAEE).

Ott é engenheiro eletrônico graduado pela UCPel e atua profissionalmente na empresa Contronic Sistemas Automáticos, que desenvolve equipamentos para a área de diagnóstico médico. Estar inserido nesse contexto fez com que ele percebesse a necessidade de evolução da RAEE. "Vi na linha de pesquisa de Processamento de Sinais do mestrado a oportunidade de aprofundar meu conhecimento na matemática, aliando-a com a Engenharia Biomédica, área em que já atuo há mais de 10 anos. Isto me motivou a trabalhar no exame da RAEE com o intuito de reduzir o tempo de detecção desta resposta em um paciente, sem comprometer o grau de confiabilidade da avaliação clínica do mesmo", explicou o autor da pesquisa.

Conforme o orientador, existem diferentes técnicas para avaliar o limiar auditivo da pessoa, como audiometria, quando o examinado faz sinais para dizer que está escutando. "Mas há casos de dificuldade na avaliação, como o de crianças ou de pessoas com mobilidade restrita", exemplifica Ávila, ao destacar um dos pilares do trabalho. Outro ponto favorável do estudo é que o teste permite localizar, através de encefalogramas, as frequências que a pessoa tem dificuldade de detectar, algo incomum em outros testes. "A RAEE permite avaliar em quais frequências o paciente tem maior resposta ou não, nos dois ouvidos", pontua Ávila.

Diagnóstico mais rápido

O exame é demorado. Com a tecnologia à disposição hoje, leva-se de 50 minutos a uma hora para aplicar a RAEE. A ideia do trabalho desenvolvido na UCPel é que, através de técnica matemática baseada em algoritmos, a interpretação se há uma deficiência auditiva seja feita com poucas amostras. "Trabalhar para reduzir esse tempo de aplicação tem ganhado muita atenção no mundo. O sonho de qualquer médico que faz a avaliação é realizá-la em 10 minutos. Por isso, o que buscamos é exatamente a velocidade", reforça o professor.

Para Ott, a redução de tempo oferece duas vantagens principais. A primeira tem viés econômico, visto que uma clínica poderia realizar maior número exames em determinado período. A segunda está relacionada ao conforto do paciente, que é examinado em tempo menor. "Este segundo aspecto se torna ainda mais importante para o caso de bebês ou crianças com pouca idade, pelo fato de poderem se tornar inquietos quando submetidos a processos com longo tempo de duração", exemplifica o mestrando.

Funcionamento e futuro

A expectativa de Ott é traçar uma avaliação de métodos para processamento de sinal da RAEE em sistemas com captação bioelétrica em múltiplos canais e apontar um ou mais métodos que ofereçam redução do tempo de detecção desta resposta, preferencialmente com uma baixa complexidade computacional. Como o estudo faz parte de um mestrado acadêmico, a ideia é focar em publicações científicas, em revistas e congressos, salienta o orientador.

Mas conforme o autor, também há a proposta de continuidade do estudo após o mestrado, com a aplicação prática de um ou mais métodos cujos desempenhos tenham destaque nas métricas de tempo de detecção e complexidade computacional em RAEE's obtidas em pacientes reais. "Com isto, a implementação do estudo visando a redução do tempo de avaliação das RAEE's, assegurando-se diagnósticos confiáveis, passaria a se tornar uma realidade prática no mercado de diagnóstico clínico, podendo oferecer maior conforto a paciente e aumentando a receita de clínicas médicas", adianta o mestrando.  

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?