Acadêmicos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) têm em mãos uma ferramenta importante para auxiliar docentes da Instituição a buscar aperfeiçoamento constantemente. Através de pesquisa disponibilizada no Sistema de Apoio UCPel (SAPU), alunos podem avaliar o desempenho de professores que ministraram disciplinas no primeiro semestre de 2016.
Coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), o processo existe desde 2004 e tem um caráter formativo. De acordo com a coordenadora da CPA, Paula Pruski Yamim, a avaliação docente contribui para a busca da excelência acadêmica. “É através de resultados como os obtidos pela pesquisa que a Universidade desenvolve seus programas de qualificação e aperfeiçoamento. A pesquisa serve como instrumento de melhoramento e não de punição”, explica.
Compõem o questionário nove perguntas objetivas e uma questão aberta, momento em que o estudante pode realizar comentários, críticas e tecer sugestões. Temas como preenchimento de horário de aula com atividades pertinentes, conhecimento de assuntos abordados, diversificação de propostas de ensino e aprendizagem, diversificação de atividades, contribuição para uma formação humanística, por exemplo, são explorados.
Todo o professor avaliado tem acesso ao resultado de avaliação, assim como o diretor do Centro e os coordenadores de curso para o qual atua. Os docentes ainda participam de uma pesquisa de autoavaliação.
Denominada como ‘Pesquisa de Avaliação dos Professores pelos Alunos’, a avaliação institucional permanece em constante evolução. “Estamos sempre na busca por aperfeiçoamento. O teor das perguntas foi sendo aprimorado pela participação de todos os segmentos acadêmicos representados na CPA, e também da experiência colhida com outras instituições de ensino com visão semelhante a da UCPel”, comenta o representante da sociedade civil no Conselho da CPA, José Artur Torres Ronna.
Conforme a coordenadora do CPA, cerca de 3,7 mil alunos estão aptos para participar da pesquisa de avaliação. A intenção da Comissão é aumentar a participação dos estudantes neste segundo semestre letivo. A pesquisa está disponível para preenchimento desde o primeiro dia letivo e deverá ser respondida até 10 de dezembro.