/ Notícias / Pesquisa da UCPel identifica perfil de pessoas em situação de rua em Pelotas
Pesquisa da UCPel identifica perfil de pessoas em situação de rua em Pelotas

Uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) identificou o perfil de pessoas em situação de rua em Pelotas. Foram entrevistados, através de questionário, 55 indivíduos que frequentaram o Centro de Referência Especializado em População de Rua (Centro-Pop) durante o mês de novembro de 2019.

O resultado aponta para as seguintes características: homem, preto, entre 30 e 59 anos, e com ensino fundamental incompleto. Os dados foram elaborados pelo Grupo de Antropologia e Direitos Humanos (GANDH), vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP), do PPGPSDH/UCPel.

Segundo o professor responsável pelo boletim técnico, Tiago Lemões, o objetivo principal em divulgar a pesquisa é instrumentalizar o poder público para tomar ações em relação aos moradores de rua no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “É uma ferramenta de contribuição da Universidade para as políticas públicas, sobretudo as emergenciais que devem ser realizadas para as populações mais vulneráveis”, avalia.

Em números

O perfil obtido parte das seguintes estatísticas: 86,4% são homens e 13,6% são mulheres, o que comprova uma experiência majoritariamente masculina nas ruas. No quesito racial, 38,6% são pretos; 36,4% são brancos; 20,5% são pardos e 4,5% indígenas. Quanto à escolaridade, 75% não concluíram o ensino fundamental e 11,4% possuem ensino fundamental completo.

Uma das questões levantadas pelo estudo recai na faixa etária dos entrevistados. A maioria, 68,2% do grupo, possui entre 30 e 59 anos, considerada uma idade produtiva para o mercado de trabalho. Segundo o GANDH, tais dados demonstram a ineficácia de políticas voltadas à moradia, educação, renda e saúde.

A pesquisa, coordenada pelo professor Tiago Lemões, foi desenvolvida por equipe formada pela doutoranda Flávia Giribone e pelos mestrandos Piero Vicenzi, Alice Simoni, Marina Madruga, Sarah Emygdio, Rosana Chagas e Karen Lessa.

Redação: Max Cirne