Pela segunda vez uma pesquisa desenvolvida dentro do projeto de extensão Ilha dos Marinheiros, do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi selecionada para ser apresentada no Fórum Latino-americano Memória e Identidade. A autoria do trabalho “Fotoetnografia da Ilha dos Marinheiros” é do aluno do 6º semestre de Jornalismo, Jandré Batista, com a orientação do professor Carlos Recuero.
A proposta do projeto é realizar um estudo fotoetnográfico sobre as relações familiares do trabalho na produção de hortifrutigranjeiros na Ilha. A partir dessa experiência é que o acadêmico trabalha em seu artigo as questões da narrativa fotográfica. De acordo com ele, as imagens mostram a singularidade cultural dos moradores do local.
Sobre a participação no evento o aluno destaca a oportunidade de vincular teoria e prática durante a graduação. “A UCPel me possibilitou isso desde o início: atuar como protagonista da minha própria formação desde os primeiros semestres. E isso me dá subsídios na hora de atuar na prática”.
Na última edição do fórum, o acadêmico também representou a Católica. Desta vez, na 5ª edição, ele apresenta dois artigos selecionados. O segundo foi feito em parceria com a jornalista Gabriela Zago e orientado pela professora Raquel Recuero. O foco do estudo são as mobilizações em redes sociais na Internet.
Outros nove projetos realizados na Católica também participarão do evento que ocorre entre os dias 23 e 26 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai.