/ Notícias / Período da Ditadura é tema de evento na UCPel
Período da Ditadura é tema de evento na UCPel
Memórias, resistências e permanências do período da Ditadura Civil-Militar no Brasil estarão em debate entre os dias 09 e 10 de outubro na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), durante o evento 1964: Lembrar para não esquecer. O Programa de Pós-Graduação em Política Social da Católica integra a comissão de realização do seminário, juntamente ao Comitê pela Memória, Verdade e Justiça de Pelotas e Região, o Instituto de Estudos Políticos Mário Alves (IMA), o Ponto de Cultura Memórias em Movimento, o Grupo de Trabalho História do Movimento Docente, o Sindicato dos Bancários de Pelotas, o Sindicato da Alimentação de Pelotas e a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (ADUFPel/SSind).

Serão ministrados minicursos, palestras e mesas-redondas sobre temas que ressaltam os desdobramentos e consequências desse importante momento da história nacional. A programação prevê, ainda, a exibição do documentário Ainda existem perseguidos políticos no Brasil, dirigido por Vandré Fernandes e produzido pela ONG Acesso.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas na sede do IMA (rua Andrade Neves, 821) ou pelo e-mail seminariolembrar@gmail.com. O investimento é de R$ 15,00 e dá direito a certificado. O seminário ocorrerá no Auditório Dom Antônio Zattera.

Quinta-feira, 09 de outubro
8h30min às 11h30min – Minicurso Baú da memória: Trabalhando com testemunhos sobre a Ditadura, com a professora da UFPel Caroline Bauer;
14h às 17h – Exibição do documentário Ainda existem perseguidos políticos no Brasil;
19h às 22h – Debate Memórias da resistência à Ditadura no Brasil, com o jornalista e ex-militante da Ala Vermelha, Alípio Freire; o assessor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilney Amorim e o escritor do livro Japuara: Um relato das entranhas do conflito, Francisco Barros;

Sexta-feira, 10 de outubro
8h30min às 11h30min – Minicurso Ditadura civil-militar na fronteira e interior do Rio Grande do Sul: Peculiaridades e possibilidades de estudo, com a professora da Escola de Ensino Médio Sesi Eraldo Giacobbe Marília Brandão;
14h às 17h – Mesa-redonda As mulheres na resistência à Ditadura, com a socióloga, ex-integrante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e membro da Federação Democrática Internacional das Mulheres, Suzana Maranhão; e Infância roubada: Sequestro e desaparecimento de crianças, com o professor da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) Enrique Padrós;
19h às 22h – Palestra A atuação do Ministério Público Federal na consolidação da Justiça de Transição, com o procurador do Ministério Público Federal, Ivan Marx;
Atividade cultural, com o músico e coordenador do Comitê Carlos de Ré da Verdade e da Justiça do Rio Grande do Sul, Raul Ellwanger.