/ Notícias / Pensar a carreira de diferentes maneiras é um dos focos dos cursos de especialização
Pensar a carreira de diferentes maneiras é um dos focos dos cursos de especialização
16.04.2015 | 16:59
Pensar a carreira de diferentes maneiras é um dos focos dos cursos de especialização
Empregabilidade, aumento salarial e ascensão, redirecionamento de carreira e conquista de capital relacional. Esses elementos têm sido apontados como alguns dos principais ganhos para quem cursa uma pós-graduação. Há pouco tempo vistos como uma ponte entre a graduação e o mestrado, hoje os cursos Lato Sensu ganham personalidade e podem colocar o profissional frente a frente com possibilidades antes nunca imaginadas para um upgrade em sua carreira.

A ampliação da network é um dos pontos altos de um curso de especialização, aponta a coordenadora do curso de Marketing e Inovações em Comunicação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Ana Amélia Perera. Segundo ela, o contato com professores de diferentes formações - que fornecerão dicas e dados importantes sobre novas frentes de mercado - e colegas de variadas áreas apresentam uma relação de qualificação tão importante quanto o conteúdo do curso. "É a expertise das pessoas que estarão próximas", pontuou. Na especialização, é momento de renovar informações, pensar em novas lógicas de atuação e aproveitar a oportunidade de ouvir convidados de perfil ágil e afinado com o mercado.

O redirecionamento de carreira é um dos fenômenos mais notados. "As áreas não são estanques e um curso Lato Sensu permite vários segmentos convivendo em um mesmo ambiente. A pessoa começa a perceber as áreas de atuação de maneira diferente", disse.

Reconhecimento e remuneração
Segundo o quadro Sala de Emprego, do Jornal Hoje, um curso de pós-graduação traz bagagem, diferencial para o currículo e também pode trazer aumento de salário. Segundo a reportagem, a conta é simples: graduação mais especialização é igual a salários melhores. Isso é creditado à aptidão desenvolvida para trabalhar com pessoas - por consequência, isso reflete nos fatores finanças e cargo.

Pesquisa da Produtive feita com 400 executivos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil mostra a relação direta entre o salário e a capacitação. Quem tem a graduação ganha, em média, R$ 5.800. O salário quase dobra (R$ 9.306) quando o executivo tem pós-graduação. 

Não apenas na iniciativa privada os ganhos se apresentam. Segundo a professora, concursos públicos estão exigindo cada vez mais o nível especialização em seus editais, além de a qualificação representar progressão no quadro de carreira.

Na UCPel
Este semestre, são oferecidos os cursos de Biologia da Conservação, Energias Renováveis, Enfermagem do Trabalho, Gestão de Pessoas, Marketing e Inovações em Comunicação, MBA em Gestão da Inovação, MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Medicina do Trabalho.

As inscrições podem ser feitas neste link, onde também podem ser obtidos detalhes de cada um dos cursos oferecidos. Todos recebem inscrições até o dia 27.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?