/ Notícias / Pelotas revive saraus do século XIX
Pelotas revive saraus do século XIX
03.10.2008 | 00:00
Pelotas revive saraus do século XIX
O local escolhido foi o Clube Caixeiral. Lá, o público experimentou a sensação de ser transportado para um tempo distante. A experiência foi oportunizada no Sarau realizado ontem (02) pelo Laboratório de Eventos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O espetáculo contemplou uma série de apresentações artísticas. Os espectadores prestigiaram, além da beleza das roupas de época que compunham o figurino dos atores, a apresentação de danças, músicas, contos e poesias. Durante o evento foram servidos doces e licores, assim como era costume nos saraus de antigamente.

A iniciativa foi do acadêmico Gilson Lobo. Uma das propostas dele é que os saraus voltem a fazer parte da rotina da cidade. “Pelotas perde muito por não realizar mais esse tipo de evento. A idéia é que eles ocorram anualmente”, disse. A professora Cristina Russo Porciúncula acentua que a realização do sarau contemplou uma das funções do turismo: evidenciar a cultura e a história local para despertar o interesse turístico pelo município.

Mais do que incentivar a cultura e o turismo, o Sarau teve também sua contribuição social. Foram arrecadados mais de 60 quilos de alimentos não-perecíveis que serão repassados a uma associação que diariamente prepara refeições a idosos de baixa renda.

Os saraus
O sarau é um concerto musical ou reunião literária noturna. Esses encontros, comuns no século XIX, geralmente eram realizados em clubes e teatros, e, especialmente, em casas particulares. Os saraus caracterizam-se por um conjunto de expressões artísticas como concertos musicais e recitação de poemas.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?