/ Notícias / Pelotas registra saldo positivo na geração de empregos em outubro
Pelotas registra saldo positivo na geração de empregos em outubro
30.11.2020 | 16:51 | #edr
Pelotas registra saldo positivo na geração de empregos em outubro

Pelotas criou 495 vagas de empregos formais no mês de outubro, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Desde o mês de julho, o município vem apresentando saldo positivo, especialmente devido a novas contratações nos setores de comércio e de serviços.   

De acordo com o economista e coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel), Ezequiel Megiato, a expectativa é que a geração de emprego nos meses de novembro e dezembro ultrapasse o obtido no mês de outubro. “Prevemos esse cenário devido a movimentação do comércio no final do ano, área que apresenta maior número de vagas em Pelotas”, explica.

Apesar do saldo positivo obtido nos últimos meses, o município ainda apresenta decréscimo de 1970 vagas em 2020. Para Megiato, o saldo negativo tende a cair, com a possibilidade de encerrar o ano com menos de mil postos de trabalhos perdidos. “Essa redução certamente será significativa, visto que lá em março, abril, a previsão era de menos 7 mil postos de trabalho em Pelotas”, lembra. 

O número positivo de contratações em Pelotas no mês de outubro foi puxado pelos setores de comércio, com 632 novas contratações, 421 desligamentos, gerando saldo positivo de 211 vagas; e o de serviços, com 595 admissões, 470 desligamentos e saldo positivo de 125 contratações. Profissionais com ensino médio completo, entre 18 e 24 anos, foram o perfil mais contratado no último mês. 

 

Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul também apresenta saldo negativo no ano, com 48 mil vagas fechadas. Entretanto, no estado, o mês de outubro deu um salto positivo rumo a geração de empregos, com incremento de 27 mil vagas. “Todos os setores cresceram no estado, com destaque para a construção civil. Tudo indica que se os meses de novembro e dezembro seguirem próximos a outubro encerramos o ano com geração positiva de emprego no RS”, finaliza Megiato.  

 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101

 

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?