/ Notícias / Pela primeira vez, UCPel realiza Vestibular com prova on-line
Pela primeira vez, UCPel realiza Vestibular com prova on-line
13.12.2020 | 15:21 | #medicina #vestibular #odontologia
Pela primeira vez, UCPel realiza Vestibular com prova on-line

Domingo (13) foi um dia diferente para a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que promoveu seu Vestibular, pela primeira vez, através do formato remoto. Cerca de 2,5 mil candidatos se inscreveram na prova on-line para ingresso nos cursos mais concorridos da instituição, Odontologia e Medicina. São oferecidas 40 e 155 vagas, respectivamente. A abstenção bateu os 15%. 

A prova foi dividida em duas etapas: 8h às 10h (24 questões de múltiplas escolhas referentes às disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia) e 11h às 13h (redação e seis questões de múltiplas escolhas voltadas a Português, Literatura e Língua Estrangeira). 

Os inscritos precisaram instalar um programa em seus computadores e acessar o sistema com  uma hora de antecedência, a fim de realizar a captura de imagem tanto do documento de identidade original quanto do rosto do candidato. A partir desse  momento, a saída da frente da câmera não foi mais permitida.

Duas situações identificadas, envolvendo a presença de outras pessoas no ambiente e até mesmo de aparelhos eletrônicos, levaram à desclassificação de participantes. “O sistema atendeu às expectativas quanto à segurança, conseguindo acessar o local de prova na casa dos candidatos”, considerou o coordenador da Comissão Permanente do Processo Seletivo da UCPel (Coperps), Fabian Primo.

Um software de inteligência artificial monitorou áudio e vídeo dos vestibulandos, utilizando ainda rastreadores de comportamento de teclado e mouse. Fiscais desempenharam o atendimento aos candidatos durante a prova e também ficaram responsáveis por identificar qualquer irregularidade.


Benefícios da tecnologia

O reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, avaliou positivamente a aposta em um modelo virtual de prova. “Como a UCPel manteve o calendário acadêmico, seguimos com a data do Vestibular no período tradicional. Porém, vislumbrando possíveis decretos e restrições, buscamos experiências de processos seletivos on-line já realizados no país. Na FGV, encontramos o método mais seguro”, relata. 

O sistema foi testado previamente na realização de provas de proficiência e durante a seleção dos programas de mestrados e doutorados da universidade. Já os inscritos no Vestibular tiveram acesso a materiais orientativos, simulados, duas lives e suporte técnico.  

Entre as vantagens do formato remoto, Bachettini destaca a facilidade na participação de candidatos de outros estados, sem precisar se deslocar para prestar vestibular. “Encurtou distâncias, seguindo uma tendência mundial de prova on-line, num processo mais simples e tranquilo”, acredita. 

O curso de Medicina apresentou 15 candidatos na disputa por uma vaga e o curso de Odontologia teve três inscritos por vaga. Os gabaritos das duas etapas da prova estão disponíveis aqui. Também será divulgado na Rádio Universidaade (ZYK 273 - 1160kHz). A matrícula dos aprovados ocorre nos dias 4 e 5 de janeiro. 


Vestibular Agendado

Os demais cursos da UCPel oferecem ingresso a partir de prova agendada (redação sobre tema atual) e aproveitamento da nota do Enem. As inscrições se iniciam nesta segunda-feira, a partir das 18h, no site www.ucpel.edu.br/vestibular. O ingresso é válido para o primeiro semestre letivo de 2021.


Redação: Max Cirne

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?