/ Notícias / PEEC/UCPel aposta nas redes sociais para ampliar ações em 2021
PEEC/UCPel aposta nas redes sociais para ampliar ações em 2021
19.05.2021 | 17:43 | #pedagogia
PEEC/UCPel aposta nas redes sociais para ampliar ações em 2021

A pandemia do coronavírus mudou hábitos e formas de estabelecer os vínculos nos mais diversos setores, inclusive no meio universitário e nas ações realizadas junto à população através dos programas e projetos de extensão. Adaptando-se ao momento mundial, o Programa de Extensão Educação com a Comunidade(PEEC)da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)aposta no mundo virtual para expandir as ações em 2021. Além do trabalho, também remoto, com professores de uma escola estadual, a aposta agora é em um público diferenciado através do perfil em uma rede social: os idosos.

Criado no ano passado, o perfil @peec.ucpel se tornou um espaço educativo não formal do PEEC/UCPel devido à pandemia. Em 2020 a proposta foi trocar experiências com pais, irmãos e pessoas da comunidade ligadas a crianças, já que as ações foram relacionadas à importância do “brincar”. Segundo o coordenador do programa e professor do curso de Pedagogia/UCPel, Daniel Botelho, a proposta agora é chegar nos idosos através do mesmo público que segue o PEEC/UCPel no Instagram.

“A estratégia é voltar a conversar com esses pais para chegar nos idosos. Vamos falar sobre a qualidade de vida do idoso, sobre o idoso que ainda brinca, entender que somos seres que aprendemos ao longo da vida e estamos sempre aprendendo. Queremos estimular para que façam essa conversa com os idosos que eles têm próximos e à medida que isso for ocorrendo, acreditamos que teremos a presença, no Instagram, desse público- o idoso”, explica Botelho.

O conteúdo é resultado da escuta coletiva

A construção do conteúdo das postagens na rede social é feita pelos 10 alunos,que integram o programa. Hoje o PEEC é multidisciplinar, composto por acadêmicos da Pedagogia e da Psicologia, mantidos com bolsas de extensão oferecidas pela UCPel.

A aluna do 7º semestre de Pedagogia, Emilli Garcia da Cruz, conta que  o conteúdo oferecido é planejado e discutido em grupo, em reuniões virtuais, sempre visando reduzir as dificuldades impostas pelo distanciamento social.

“Estamos começando a organizar novos conteúdos em conjunto, fazemos o melhor possível com o que está disponível. Sei da importância que as ações do PEEC têm para muitas pessoas (e me incluo nessa!), então estamos sempre "dando um jeito” de estar de alguma forma próximos das pessoas”, destaca a aluna.

Resultados, como serão avaliados

O coordenador do programa explica que as ações realizadas via Instagram serão avaliadas de forma qualitativa, ou seja, a partir da capacidade de produção dos alunos, sendo divulgado nos eventos em que o PEEC/UCPel irá participar na região.

“O que nós temos focado é na produção dos sujeitos que fazem parte do PEEC, que é a reflexão da sua experiência. Quanto mais experiências eles tiveram, com mais pessoas eles interagiram”, destaca o professor ao ressaltar que em menos de um ano o perfil passou a ter mais de 200 seguidores, mesmo sem ter a preocupação do engajamento massivo.

Educação formal

Além da ação no Instagram, o PEEC/UCPel já retomou o trabalho junto à comunidade da Escola Estadual Ondina da Cunha. A proposta em 2021 é realizar encontros on-line com os professores.

“Queremos escutar os professores, saber como se percebem diante da realidade que estão enfrentando relacionada à pandemia, as dificuldades, as descobertas, as soluções que encontraram no contexto atual”, relata o coordenador do PEEC.

Um pouco do que é o PEEC/UCPel

As ações extensionistas do curso de Pedagogia/UCPel se tornaram o PEEC em 2017, chegando agora à 3ª edição. O programa sempre teve o foco de atuação em três eixos: comunidade, escola e hospital.

Uma das idealizadoras do programa, a professora da Pedagogia/UCPel, Ieda Assumpção, relata que o PEEC nasceu com os projetos de educação inclusiva e de pedagogia hospitalar. O trabalho é construído a partir das relações com as comunidades que integram os três eixos, assim como o trabalho feito pelos alunos.

“Tudo é pensado. As criações dos alunos sempre são levadas ao coletivo, é um grupo seleto, que sabe trabalhar coletivamente”, elogia.

Constatação confirmada pelo aluno do 6º semestre de Psicologia, Guilherme Braga da Silva, que faz parte do programa desde 2019. Ele revela as transformações pessoais e profissionais que vive ao participar do PEEC.

“O PEEC garante experiência e ação com o outro, tanto que devido a minhas atividades no programa acabei me aproximando mais da educação, área que também pretendo seguir dentro do meu curso”, afirma o aluno.

Redação: Alessandra Senna