/ Notícias / Pedagogia EaD da UCPel inova no estágio na Educação Infantil
Pedagogia EaD da UCPel inova no estágio na Educação Infantil
15.07.2021 | 10:45 | #pedagogia #ead
Pedagogia EaD da UCPel inova no estágio na Educação Infantil

“Estagiar remotamente foi um grande desafio, mas o envolvimento foi tão grande que realmente me senti na escola, aplicando as atividades com os bebês e, no final das contas, compreendi que somente estávamos a distância, não distantes!”.

As palavras da aluna Cristiane Silveira dos Santos, do 5° semestre da Pedagogia EaD da UCPel, revelam uma inovação feita pelo curso: o estágio virtual nas escolas. Devido a pandemia do coronavírus, a atividade curricular ganhou o formato remoto e superou o desafio de chegar de maneira segura a um público especial - os pequenos do Centro da Criança São Luiz Gonzaga.

As alunas construíram as propostas pedagógicas, mas impossibilitadas do contato com as crianças, acompanharam as ações serem aplicadas em aulas on-line pelas professoras das turmas. A ressignificação do estágio das futuras pedagogas se deu após reuniões, também virtuais, com a equipe diretiva da instituição e professoras.

Momento virtual em que a prática pedagógica era aplicada

Segundo a coordenadora pedagógica do Centro, Marília Domingues, o estágio foi inovador e proporcionou reflexões sobre a importância das pedagogias: da infância, do cotidiano e da escuta, e principalmente sobre repensar e reavaliar a pedagogia tradicional, tão presente ainda hoje nas escolas de educação infantil. “As propostas pedagógicas pensadas, planejadas e desenvolvidas pelas acadêmicas, com o acompanhamento das professoras, proporcionaram contextos educativos potentes, nos quais os pequenos e pequenas construíram narrativas, pesquisas, experiências e vivências significativas”, elogia a coordenadora.

Formação de professores

A adaptação da prática universitária para cumprir o primeiro dos quatro estágios obrigatórios realizados durante o curso,  também significa um novo momento proposto pela Pedagogia EaD da UCPel. Para a supervisora do estágio, professora Ieda Assumpção, o Centro da Criança São Luiz Gonzaga se configura como instituição formadora, um laboratório ‘vivo’ da UCPel e abarca espaços e tempos de aprendizagens, tanto para as crianças quanto para as universitárias. “Para além de uma prática acadêmica, o processo de experiências e protagonismo das licenciandas do quinto semestre se traduziram na construção de propostas diferenciadas e inovadoras aos desafios da formação de professores em tempos remotos”, avalia a supervisora do estágio.

Pandemia x estágio

Apesar dos bons resultados, a realização de outros estágios remotos da Pedagogia EaD da UCPel irá depender do contexto da pandemia. A coordenadora do curso, professora Vera Savedra, explica que essa prática universitária deve ser realizada presencialmente,conforme determinam as diretrizes curriculares do Ministério da Educação. “A oferta de um próximo estágio remoto será determinada pelo momento sanitário que estivermos vivendo, vamos pensar de acordo com o momento. Mas essa nova roupagem da prática pedagógica foi uma experiência interessante para todos, inclusive para a universidade”, conclui.

Redação: Alessandra Senna