/ Notícias / Pedagogia da UCPel visita Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
Pedagogia da UCPel visita Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
17.04.2012 | 15:53 | #pedagogia
Pedagogia da UCPel visita Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo

O ambiente de atuação do pedagogo por muito tempo esteve restrito às salas de aula, porém hoje já se percebe que este profissional tem competência para atuar em empresas, hospitais e emissoras de rádio e televisão, por exemplo. Esta é uma das razões que levou os estudantes de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a visitarem o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), nesta segunda-feira (16), como uma forma de reconhecer os diferentes locais de Pelotas onde seja possível desenvolver uma aprendizagem formal e/ou não-formal.

Os campos de atuação do pedagogo são discutidos ao longo da formação acadêmica, buscando entender que em diferentes ambientes é possível promover a construção do conhecimento e propor reflexões. No MALG, os futuros pedagogos foram convidados a participar de aula de Arte e Cultura em que foi proposta uma reflexão sobre processos de produção de ensino e aprendizagem ativos, que motivam a criatividade e estimulam a curiosidade de estudantes.

Coordenada pela diretora do Museu, Raquel Santos Schwonke, e a artista plástica Francis Silva, a visita dos estudantes da UCPel ainda contou com a exposição Paralelo 31 -  Reverberações da Arte Contemporânea em Pelotas. Para o professor Daniel Botelho, que organizou a visita e ministra a disciplina Seminário Integrador I, o encontro foi uma forma de estímulo. “Os acadêmicos foram motivados a dialogar com a cidade para utilizar os diferentes espaços em contextos educativos”.