Com o objetivo de trabalhar na perspectiva de uma educação mais humanizadora, o curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece aos alunos a oportunidade de participar do Programa de Extensão Educação na Comunidade. A extensão desenvolve atividades em diferentes ambientes, como escolas, salas de recreação e hospitais.
O docente da UCPel e coordenador do programa, Daniel Botelho, explica que a extensão possui três frentes de estudo. A primeira atua na sala de recreação terapêutica do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), a segunda é o Núcleo de Estudos Pedagógicos, que nesse semestre pesquisa os brinquedos. Já a terceira desenvolve ações na Casa da Gestante do HUSFP.
Entre as atividades desenvolvidas com as gestantes internadas no local, a ação alusiva ao dia das mães recebeu destaque esse ano. O objetivo foi tratar a data de uma forma diferente. “Buscamos transformar esse dia em um momento em que elas protagonizassem a própria história”, afirmam as acadêmicas participantes do programa.
E foi inspirado nesse desejo que o grupo desenvolveu o livro A história que eu quero contar para o meu filho. As acadêmicas criaram a capa e as gestantes foram incentivadas a escreverem suas histórias na obra. “Nosso objetivo foi estimular a contação de histórias para crianças e já criar um vínculo com o bebê”, contam as participantes.
De acordo com a acadêmica do 5° semestre e bolsista do programa, Caroline Vasques, a experiência possibilita transitar por diversas áreas do curso. “A pedagogia hospitalar é um campo novo de atuação ainda, mas através das nossas atividades tenho a oportunidade de enriquecer minha formação acadêmica”, ressalta.
Poder atuar com diferentes classes, culturas e faixas etárias é visto pelo grupo como o diferencial das ações promovidas pelo programa. “Além disso, podemos possibilitar momentos de descontração para quem mais precisa”, complementam. Resignificar ambientes, transformar horas ociosas em horas produtivas e fazer parte de uma equipe multidisciplinar também são propósitos da coordenação e dos participantes da extensão.
Os acadêmicos interessados em fazer parte do programa devem entrar em contato com o professor Daniel Botelho. Não há pré-requisitos para iniciar as atividades com o grupo.
Redação: Rafaela Rosa