Coordenadores pedagógicos da rede de educação da Prefeitura de Pelotas estarão reunidos na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para debater as possibilidades de aprendizado. O encontro organizado por acadêmicos do sétimo semestre do curso de Pedagogia ocorrerá nesta terça-feira (07), às 9h, na sala 425C do Campus I da Universidade, e está sendo organizado para atender algumas das principais dificuldades enfrentadas por psicopedagogos em escolas municipais.
A coordenadora do Núcleo Pedagógico da UCPel, professora Ieda Assumpção, será a palestrante do evento e abordará formas de facilitar o aprendizado. A responsável pelo Programa Jovem Aprendiz da Católica, Simoni Triantafilu, também participa do evento e apresentará casos de superação existentes no programa, que atende jovens - entre 14 e 24 anos incompletos e pessoas com deficiência (sem limite de idade), e aumenta suas chances de inserção no mercado do trabalho.
De acordo com a professora Ieda Assumpção, sua fala tentará promover a reflexão sobre as possibilidades do aprender e ensinar no planejamento da escola básica. “Os acadêmicos do curso de Pedagogia foram buscar junto à Secretaria de Educação quais são os principais problemas enfrentados por professores e a maior reclamação foi sobre dificuldades de aprendizado dos alunos”, explicou.
Conforme Ieda, a explanação será voltada à exploração das possibilidades por acreditar que elas devem ser testadas antes de se diagnosticar as dificuldades. Para inspirar os coordenadores pedagógicos, que terão a missão multiplicar as informações em suas escolas, após a realização da palestra haverá a exibição da Mostra da Pedagogia, com ideias sobre recursos que possibilitam a realização de trabalho diferenciado que facilita o aprendizado.
O encontro, intitulado “O coordenador pedagógico da rede como articulador da formação continuada”, é organizado pelas acadêmicas Daiane Bello, Adriele Graebin e Cristiane Legorio para a disciplina de Estágio Educacional.