/ Notícias / Peclid da UCPel retoma atividades no Capão do Leão
Peclid da UCPel retoma atividades no Capão do Leão
15.08.2022 | 17:27 | #institucional
Peclid da UCPel retoma atividades no Capão do Leão Atividade foi realizada na Escola Municipal Prefeito Elberto Madruga (Foto: Divulgação - Peclid)

Após um período de interrupção dos trabalhos devido à pandemia da Covid-19, o Programa Educando para a Cidadania - Leitura e Inclusão Digital (Peclid) retomou as ações na cidade do Capão do Leão. A iniciativa do Instituto de Formação Humanística da Católica de Pelotas (UCPel) busca transmitir, além de letramento literário, noções sobre o uso de computadores à comunidade.

A atividade realizada na última semana na Escola Municipal Prefeito Elberto Madruga, contou com a participação de 25 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio do município. Os encontros, que beneficiam a comunidade em geral, são realizados no local toda semana.

Para um dos coordenadores do programa, o professor Fábio Ranieri, o Peclid reforça a aproximação que a universidade possui com a comunidade através da extensão. ”Promove uma transformação social, um resgate da dignidade humana. É um projeto que está a serviço da sociedade”, comenta.

Sobre o Peclid

Criado em 2021, o programa surge a partir da articulação do projeto “Ler o mundo... além dos muros: um Projeto de Formação do leitor literário” e do Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania (Paic).

Junto à prefeitura do Capão do Leão, em uma parceria que já existe há 12 anos, o Peclid realiza ainda oficinas na Católica de Pelotas, no Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade (Casemi), no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ). O programa também atua em conjunto com a prefeitura de Pelotas, através do Pacto Pelotas pela Paz.

Redação: Kauã Blank