/ Notícias / Participação de egressos marca o quarto dia do Congresso de Medicina
Participação de egressos marca o quarto dia do Congresso de Medicina
01.11.2013 | 16:35 | #medicina
Participação de egressos marca o quarto dia do Congresso de Medicina
O quarto dia do XIV Congresso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) contou com a participação de dois palestrantes que conhecem muito bem a história do curso. Formado pela UCPel em 1973, o médico Hilton Koch falou sobre a detecção precoce do câncer de mama, destacando o trabalho de pesquisa que desenvolve no Rio de Janeiro. Já o médico Sérgio Moreira Espinosa, formado três anos depois, aproveitou seu espaço para tecer considerações em relação à medicina fetal.

Dedicado à Ginecologia e Obstetrícia, o quarto dia do evento contou, novamente, com uma boa presença de público. Dando início às discussões sobre o tema, o médico Renato Luis Rombaldi, professor da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Caxias do Sul (UCS), apresentou dados científicos de suas pesquisas sobre a transmissão transplacentária do HPV. 

“Foi possível encontrar uma baixa concordância entre os tipos de HPV encontrados na mãe e no recém-nascido”, disse. O pesquisador contou que, diante das evidências, foi elaborado um estudo para investigar a transmissão transplacentária do vírus. A pesquisa foi desenvolvida com gestantes que frequentavam as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caxias do Sul entre os anos de 2005 e 2007.

Egressos da UCPel
Formado pela Católica há mais de quatro décadas, hoje o médico Hilton Koch trabalha em duas instituições de ensino do Rio de Janeiro. O egresso da UCPel é professor de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Projeto do Curso de Graduação em Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) do mesmo Estado. “Nessas experiências, nem sempre a gente trata apenas da parte clínica, existem outras questões importantes a serem consideradas”, ressalta Koch ao falar do trabalho de pesquisa sob sua responsabilidade, cuja preocupação central é o tratamento precoce do câncer de mama. Ele conta que, somente no seu âmbito de atuação, já existem mais de 60 pesquisas de mestrado e doutorado direcionadas a essa temática.

Para encerrar as atividades de quinta-feira (31), o médico Sérgio Moreira Espinosa, responsável pelo setor de Gravidez de Alto Risco e Medicina Fetal do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, dividiu um pouco da sua experiência com os presentes no encontro. Ele fez questão de alertar para o cuidado a ser tomado com a interpretação da metodologia a ser aplicada em cada situação específica que envolve a medicina fetal. 

Tecnologia 3D
O último dia do XIV Congresso de Medicina da UCPel contará com um atrativo a mais. Nesta sexta-feira (1°), será colocada em prática uma experiência inovadora na história do curso. Fugindo ao habitual, a palestra do Dr. Gustavo Isolan - Curva de aprendizado em Medicina: o exemplo da neurocirurgia - contará com o uso da tecnologia 3D. Os participantes do evento serão contemplados com uma apresentação adequada ao objeto de estudo em questão. 

Ao disponibilizar óculos 3D de luz polarizada para todos os congressistas, os organizadores do evento estão viabilizando o contato com uma tecnologia de ponta, cuja aplicação é utilizada nos filmes 3D da Universal Studios. Sensação real de profundidade e possibilidade de visualização das estruturas apresentadas por diversos ângulos são alguns dos diferenciais que poderão ser observados. 

Encerramento - Sexta-feira (1º)
Especialidade: Cirurgia Geral
15h30min: Minicurso de Sutura, com Dr. Leonardo Aguiar - inscrições realizadas separadamente
19h – 19h40min: Cirurgia bariátrica e metabólica: estado atual 
Prof. Dr. Félix Insaurriaga
19h40m – 20h20min: Qual a relação entre a NASA, o Google e a UCPel? Redefinindo a medicina do futuro
Dr. Leonardo Aguiar.
20h20m – 21h: Curva de aprendizado em Medicina: o exemplo da neurocirurgia
Dr. Gustavo Isolan
21h – 21h40min: Fronteiras da Neurocirurgia
Dr. Antônio Ribas
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?