/ Notícias / Parceria entre UCPel e Receita Federal cria Núcleo de Atendimento Fiscal
Parceria entre UCPel e Receita Federal cria Núcleo de Atendimento Fiscal
25.05.2012 | 17:06 | #ciencias-contabeis
Parceria entre UCPel e Receita Federal cria Núcleo de Atendimento Fiscal
No Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, comemorado nesta sexta-feira (25), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Receita Federal formaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação de um Núcleo de Atendimento Fiscal (NAF), órgão inédito na região. A iniciativa possibilitará a capacitação de servidores da Receita Federal e dos alunos de Ciências Contábeis da UCPel, além de prestação de esclarecimentos fiscais à população.

Caberá à Universidade, a convite da Receita, implantar, executar e gerenciar esse serviço na área de tributação. A formalização da parceria ocorreu em solenidade na sede da Receita Federal.

O pró-reitor administrativo da UCPel, Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos, disse que a Universidade estava honrada pela parceria, que dará origem a um Núcleo novo para a Zona Sul. Em especial porque a UCPel formou mais de 90% dos contadores da região. “Será um diferencial para a comunidade pelotense. E nós, como Universidade comunitária, teremos mais uma ação. O NAF agrega valor ao nosso trabalho comunitário”, destacou.

O delegado da Receita Federal em Pelotas, auditor fiscal Ricardo Moreira, pontuou que a parceira será de fundamental importância para a estratégia de ampliação e capacitação de servidores para o portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita, o eCac. A prática vem ao encontro do momento preconizado pelo órgão, de busca pelo serviço público ágil e confortável para o contribuinte.

Doação
Durante a solenidade foram entregues mercadorias a quatro entidades de Pelotas. Duas delas foram o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, que recebeu mais de R$ 16 mil em mercadorias de vestuário e bazar, e o Lar da Criança São Luiz Gonzaga da UCPel, para o qual foram disponibilizadas também o mesmo tipo de mercadorias, avaliadas em mais de R$ 22 mil.