Parceria entre UCPel e Caixa traz exposição inédita a Pelotas
06.09.2007 | 00:00
Pelotas é a primeira cidade do interior do Brasil a receber a mostra que reúne os trabalhos vencedores do Concurso Público Nacional de Idéias e Soluções para Habitação, promovido pela Caixa Econômica Federal e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em 2006. Até segunda-feira, os projetos estão sendo expostos no saguão do campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
A exposição tem o propósito de trazer para o meio técnico e profissional o debate sobre a habitação social e a destinação de imóveis vazios ou sub-utilizados, sob o contexto de fazer da arquitetura um direito comum a todos. Além da Católica, participam desta parceria a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Centro de Educação Tecnológica (Cefet), o Conselho Ragional de Engenharia e Arquitetura (CREA), a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP), o Sindicato da Indústria e Construção (Sinduscon) e a Secretaria Municipal de Habitação.
“Até agora só estavam previstas exposições para as capitais do país, mas a Caixa achou interessante trazer a exposição para Pelotas, uma vez que a cidade tem um número considerável de obras na área de habitação popular.”, disse o diretor da Escola de Engenharia e Arquitetura da UCPel, Paulo Cabana Guterres.
Segundo a assessoria de imprensa da Caixa, o evento que discutirá as soluções propostas pelos projetos será realizado na UCPel, na sexta-feira (14), das 19h às 20h30min. Em Pelotas, a mostra já passou pelo prédio do Centro de Integração do Mercosul e, após sair da UCPel, será montada na Universidade Federal.