/ Notícias / Parceria entre SDET e EDR facilita a vida de novos empreendedores
Parceria entre SDET e EDR facilita a vida de novos empreendedores
09.07.2013 | 11:27 | #institucional
Parceria entre SDET e EDR facilita a vida de novos empreendedores
O Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), órgão estratégico da Prefeitura, firmaram uma parceria importante. Com apenas um mês de atuação conjunta, já está sendo viabilizado o apoio à formalização das micro e pequenas empresas do município e região. A aproximação entre o Programa Negócio a Negócio e o projeto Microcrédito Produtivo vem contribuindo para diminuir as dificuldades até então enfrentadas por muitos empreendedores, aglutinando serviços e fornecendo o suporte necessário para a abertura de empresas.

Atuando junto ao Banrisul, Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF), o Microcrédito oferece as menores taxas de juros do mercado (0,41% ao mês). Essa iniciativa possibilita que os pequenos empreendedores obtenham crédito, gerando emprego e renda ao município. Para obter sucesso, no entanto, é necessário estar ciente dos benefícios de formalizar esse negócio. E é justamente aí que entram os estudantes da UCPel vinculados ao programa Negócio a Negócio, do Sebrae, pois são eles os responsáveis por prestar o serviço de consultoria aos empresários. “O nosso objetivo principal é atender quem já é formalizado. Estando nesta situação, o profissional tem direito a seis atendimentos. Por outro lado, o empreendedor individual também recebe a consultoria. Mas, estando na informalidade, a visita tem a intenção de conscientizá-lo sobre as vantagens da formalização”, destaca o coordenador do EDR, Samuel Ongaratto.

O serviço prestado pelos alunos da Universidade é fundamental para a otimização do crédito obtido por intermédio do programa da Prefeitura. “As consultorias apontam as prioridades e diminuem os riscos do empreendimento não ser bem sucedido”, destaca o integrante da Assessoria de Planejamento e Controle da UCPel, Fábio Castro Neves.

Entre as vantagens proporcionadas para o empreendedor individual, por meio da formalização de seus serviços, estão garantias importantes, como o apoio técnico, a cobertura previdenciária, a redução da carga tributária e o acesso ao crédito bancário com taxas diferenciadas.