/ Notícias / Parceiros do Projeto de Duplicação da BR-392 são apresentados na UCPel
Parceiros do Projeto de Duplicação da BR-392 são apresentados na UCPel
16.03.2009 | 00:00
Parceiros do Projeto de Duplicação da BR-392 são apresentados na UCPel
A manhã de segunda-feira (16) na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) marcou o lançamento das parcerias ambientais que compõem o projeto de duplicação da BR-392. Foram apresentadas à comunidade as instituições que fazem parte do programa que vem sendo executado há cerca de um ano. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), através do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (CENTRAN) firmou parcerias com entidades educacionais da região como a Católica, responsável pelo Programa de Comunicação Social, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), responsável pelo Programa de Educação Ambiental, o Instituto Federal Sul-Riograndense (antigo CEFET), que realiza o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, e a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que desenvolve o Programa de Monitoramento da Fauna.

O superintendente regional do DNIT, Vladimir Casa, falou durante coletiva de imprensa sobre a importância desta parceria tanto para a execução das obras quanto para o desenvolvimento socioeconômico da região sul do estado. Para ele, trata-se de uma obra cuja premissa fundamental é a melhoria na qualidade de vida e segurança dos usuários. “As estradas como um todo representam o meio mais fácil e mais utilizado de ligação entre as cidades. E uma ligação eficiente e fácil, que representa um intercâmbio entre as pessoas e desenvolvimento econômico”, disse.

Para o representante da Universidade Federal de Pelotas, João Brandalise, é possível produzir riqueza e renda com o trabalho em conjunto das entidades envolvidas. “Todos vão ganhar, já que motivando as competências locais, criam-se potencialidades regionais essenciais para o crescimento sociocultural da Zona Sul”, afirmou. Já o reitor da Universidade Católica de Pelotas, Alencar Mello Proença, afirmou o compromisso da UCPel com a comunidade que será atingida pelas obras da duplicação.

A instituição, segundo o reitor, terá a missão de informar a população com verdade e responsabilidade. “A valorização de nossos profissionais é essencial. Nossa região é rica em conhecimentos e em bons profissionais, capazes de levar adiante projetos como este. Agradecemos a confiança do DNIT e afirmamos nossa parceria e nossa dedicação ao trabalho que iniciamos”, disse. O representante do Instituto Sul-Riograndense, Renato Meirelles, reafirmou a parceria e a importância da integração das instituições de ensino para o crescimento regional.

A união destes esforços tem ainda outras características importantes. Segundo o superintendente estadual do DNIT, atuar com entidades envolvidas com a sociedade local, representa acima de tudo, trabalhar com a própria comunidade, ouvindo seus anseios e expectativas. “Além de profissionais capacitados, por serem entidades e pessoas da própria região, que conhecem e tem sensibilidade local e que, depois da obra pronta, vão estar ali usufruindo da duplicação, o trabalho com certeza é feito com muito empenho, interesse e dedicação”, salientou Casa.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?