/ Notícias / Palhaçoterapia alegra setor da Pediatria do HUSFP/UCPel
Palhaçoterapia alegra setor da Pediatria do HUSFP/UCPel
14.10.2016 | 16:30 | #medicina #husfp
Palhaçoterapia alegra setor da Pediatria do HUSFP/UCPel
O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) e, em especial, o setor de pediatria, está mais colorido e animado graças a atuação do Projeto Palhaçoterapia. Realizado por acadêmicos do curso de Medicina atuantes na IFMSA Brazil, a ação usa o riso para ajudar na evolução de quadros clínicos das crianças internadas no Hospital.

As primeiras atividades promovidas pelos acadêmicos já estão ocorrendo e vem sendo bem aceitas pela comunidade do São Francisco. Todos os sábados pela tarde, os pequenos e seus familiares já aguardam a intervenção do grupo, que através de brincadeiras, histórias e pintura em rosto, afasta - mesmo que por alguns momentos – as dores e as dificuldades enfrentadas.

O presidente local da IFMSA Brazil e acadêmico do primeiro ano de Medicina, João Gilberto Wobeto, conta que as crianças internadas na pediatria e seus familiares acolhem os integrantes do grupo de forma afetiva e generosa. “Os familiares das crianças nos agradecem por estarmos ali. Às vezes ficam emotivos devido à música que tocamos e a forma como intercedemos”, conta.

No princípio, a equipe técnica do Hospital estranhava a forma de atuação dos acadêmicos, mas em seguida passaram a entender que as intervenções têm como principal objetivo a melhora da saúde do paciente. “Qualquer coisa que precisamos os enfermeiros estão ali para nos ajudar e é maravilhoso poder contar com essa equipe”, avalia. 

Os acadêmicos que integram as atividades da palhaçoterapia também ganham com a troca de afeto. “Fazer parte deste projeto não tem preço. Ver os sorrisos que conquistamos e cada olhar de esperança que recebemos. Cada obrigado. Cada abraço e cada choro de emoção compensa todo o esforço”, avalia o estudante.  

Neste ano, as intervenções do grupo ainda irão ocorrer nos dias 22 de outubro, 05 e 19 de novembro. As atividades serão retomadas em março de 2017.   


Outras ações da IFMSA Brazil na UCPel

Além da palhaçoterapia, os 60 membros da IFMSA Brazil já realizaram um projeto de cinema voltado para estudantes de medicina com o tema de humanização médica. Uma palestra no mês de setembro para falar sobre suicídio também foi promovida. Campanhas de prevenção à saúde da mulher e a do homem estão planejadas.  

Um novo projeto, desta vez voltado para idosos, deverá iniciar em breve. Intitulado Mente Saudável na Melhor Idade, a ação deverá ser realizada no Asilo de Pelotas e levará entretenimento para os moradores do local. Novas edições do cinema para médicos também estão previstas. 

A IFMSA Brazil na UCPel é composta por quatro comitês de atuação: Comitê de Saúde Pública (SCOPH), Comitê de Saúde Reprodutiva (SCORA), Comitê de Direitos Humanos e Paz (SCORP) e o Comitê de Educação Médica (SCOME), responsáveis por todas as atividades. 

A diretoria da IFMSA Brazil é composta por acadêmicos do curso de medicina João Gilberto Wobeto (presidente), Marina Zanchi Persson (vice-presidente para assuntos internos), Bárbara Taylor (vice-presidente para assuntos externos), Manuçaruê Henkes (diretor financeiro), Luana Centenaro Albarello (diretora local em saúde pública), Afonso Lazzaretti (diretor local em saúde reprodutiva), Luís Mendonça (diretor local em educação médica), Fernanda Alves Sobrinho (diretora local em diretos humanos e paz), Stéfanie Zamboni Perozzo (diretora local em intercâmbios nacionais) e Leandro Diesel (diretor local em intercâmbios internacionais de pesquisa).    

Mais informações sobre o as ações do grupo podem ser conferidas através do link  https://www.facebook.com/ifmsabrazillcucpel

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?