Nesta sexta-feira (30), foi realizado o encerramento do Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com uma palestra sobre o ensino, a pesquisa e a extensão no enfrentamento das desigualdades, um tema que vai diretamente de encontro com a discussão central levantada pelo Salão. A apresentação foi feita pela professora de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jane Cruz.
A conferência debateu sobre a influência da pesquisa científica promovida no ambiente acadêmico para dar visibilidade a temas normalmente subalternizados, destacando o processo investigativo como revelador de contextos de desigualdade.
Dando sequência, Jane salientou a necessidade dos projetos de extensão das universidades estarem atrelados ao ensino e à pesquisa, tornando-se uma articulação entre a teoria e a experiência dos serviços prestados à comunidade - assim superando a hegemonia acadêmica e promovendo o desenvolvimento regional.
O evento
Durante essa semana, a UCPel compartilhou os resultados de projetos desenvolvidos nas áreas de iniciação científica, pesquisa, ensino e extensão. O evento contou com mais de 700 inscritos, e realizou minicursos, mesa-redonda, palestras e exposições. A pró-reitora acadêmica da UCPel, Moema Chatkin, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Nesta semana demonstramos o melhor que temos no ensino, na pesquisa e na extensão. Estão de parabéns os nossos professores e alunos, de todas as áreas”, declarou, já anunciando a data para o Salão Universitário 2025, que será de 27 a 30 de maio.
Em cerimônia realizada no saguão da universidade, foram entregues as premiações dos vencedores do evento. A lista pode ser conferida neste link.
Redação Pedro Vargas e Marcela Santos