/ Notícias / Palestra na UCPel aborda regionalização como formato de desenvolvimento
Palestra na UCPel aborda regionalização como formato de desenvolvimento
28.03.2018 | 17:14 | #edr
Palestra na UCPel aborda regionalização como formato de desenvolvimento
Case de sucesso de desenvolvimento regional, o modelo de aglomeração de pequenas empresas italianas virou tema de aula na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O convidado do encontro, CEO da empresa de Consultoria Conect, Emilio Beltrami, conversou com acadêmicos sobre os benefícios dos distritos industriais para realização do trabalho em rede.
 
Diferentemente do modelo adotado na região sul - em que empresas de mesmo segmento competem diretamente pelo mesmo mercado – na Itália a empresa se especializa em criar itens específicos para compor um mesmo produto. “Lá, ao confeccionar uma bota, uma empresa fica responsável pelo taco, outra só faz o fecho, outra trata o couro, outra monta a peça”, contou Beltrami.

De acordo com o palestrante, a regionalização na Itália é muito forte, e cada região fica responsável por uma especialidade. “Isso faz a especialização ser bem feita”, avaliou o convidado. No país europeu, existem quatro milhões de microempresas que empregam oito milhões de trabalhadores. 

Beltrami relatou que a Itália é conhecida pelo alto valor agregado em seus produtos, especialmente aqueles feitos através das mãos. Esse fator, associado a pequenos negócios, faz do modelo de distritos industriais importante por mostrar força conjunta para a conquista de novos mercados. “Os distritos trabalham em rede, mas conseguem manter as mesmas características”, disse.

A palestra foi promovida pelo Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), que vem trabalhando através de consultoria para o desenvolvimento de cadeias produtivas como leite, pecuária e vitivinicultura. As regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste estudam novas formas de alavancar o desenvolvimento local. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?