/ Notícias / Palestra e assinatura de acordo marcam a primeira atividade do Núcleo de Assessoramento Fiscal
26.06.2012 | 17:46 | #ciencias-contabeis
As facilidades do atendimento virtual da Receita Federal do Brasil foram apresentadas detalhadamente na segunda-feira, dia 25, durante a palestra que marcou a primeira atividade do Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF). O órgão, fruto de uma parceria entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a delegacia da Receita Federal em Pelotas, também teve o acordo de cooperação técnica que lhe dá origem assinado durante o evento. Cerca de 140 pessoas, entre estudantes e profissionais de Pelotas e região, estiveram presentes.

A transferência de informações à sociedade e a ampliação no atendimento ao contribuinte são aspectos que o NAF deverá trazer, na avaliação do delegado da RF em Pelotas, Ricardo Moreira. De acordo com ele, a Universidade é o lugar onde se produz conhecimento e o espaço onde se discute sobre agendas nacionais, como carga tributária e custo das obrigações acessórias. “Esse debate tem que ser travado em ambientes onde há metodologia científica. Isso pode nos ajudar a chegar às melhores soluções”, apontou.

O pró-reitor Administrativo da UCPel, professor Eduardo Insaurriaga dos Santos, destacou que a parceria para a criação do NAF se caracteriza pela importância e ineditismo do Núcleo na zona Sul. “O Núcleo de Assessoramento Fiscal aqui planejado servirá para toda a comunidade pelotense e da região Sul como permanente elemento de transformação e da desmistificação do processo que ocorre entre contribuinte e Receita Federal”, pontuou, ao fazer votos de que os estudantes da UCPel possam desenvolver conhecimentos e atuar com maestria no novo espaço.

A escolha da UCPel, destacou o delegado Ricardo Moreira, foi uma questão estratégica. “Pelos 51 anos da Universidade e pela tradição permanente de formação de profissionais qualificados, é um grande orgulho que a UCPel tenha aceito nosso convite”, elogiou.

Atendimento facilitado
A palestra da noite, ministrada pelo auditor fiscal José Luís Venturini Osório, abordou os serviços de autoatendimento da Receita Federal, como o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o Portal e-Cac e o site da Receita. Segundo Osório, são maneiras mais fáceis e práticas de o contribuinte resolver suas pendências, sem a necessidade de enfrentar filas para ser atendido, por exemplo. “Muitas vezes a solução está disponível pela Internet”, comentou. Pesquisa sobre dívidas e pendências, emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pagamento ou mesmo parcelamentos podem ser feitas desse modo.

De acordo com o auditor fiscal, muitos pelotenses já se apropriaram dos recursos, mas ainda é necessário ampliar o uso das ferramentas. “É preciso massificar e nivelar essa participação”, avaliou. Osório salientou, ainda, a convivência direta da Receita com estudantes e profissionais, que permite municiar esse público de recursos para facilitar suas múltiplas atividades.

A técnica em Contabilidade e estudante do primeiro semestre de Ciências Contábeis na UCPel, Carmen Tavares, aprovou a iniciativa do NAF. “Acho bom para quem está estudando e quem está no mercado, para ter noção, estar envolvido e não ‘chegar’ sem experiência”, afirmou. Acompanhar as atualizações da legislação e esclarecer dúvidas também foram pontos salientados pela acadêmica.