/ Notícias / Palestra aborda os desafios da docência na era da internet
Palestra aborda os desafios da docência na era da internet
22.02.2013 | 16:34 | #institucional
Palestra aborda os desafios da docência na era da internet
A realidade dos jovens atuais, construída com novas e variadas tecnologias, e os desafios dos professores frente a esse panorama de integração total da informação foi a temática principal da palestra ministrada pelo pró-reitor Acadêmico da Unisinos, padre Pedro Gilberto Gomes, aos docentes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade retoma uma série de palestras promovidas pelo Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADOC), que visa contribuir para o aperfeiçoamento da ação do professor. A explanação ocorreu na tarde desta quinta-feira (21).

Com o tema Midiatização na Educação, na Cultura e na Transmissão da Fé, padre Pedro Gomes iniciou sua fala apontando as preocupações da revolução no sistema de comunicação, principalmente para os migrantes digitais – quem não nasceu na era da internet e precisa se adaptar para aprender a usá-la. “É uma realidade nova onde começa a ser necessário pensar em termos globais devido à nova organização social na rede”, explica.

O convívio com os jovens chamados de “nativos” – porque nasceram nessa nova interface entre homem e máquina – e as formas como ocorre seu aprendizado é um dos grandes desafios dos professores atualmente. “Um dos principais desafios da sociedade moderna é que os paradigmas usados por nós para definir o mundo não estão mais dando conta”, pontua. Segundo ele, esses novos desafios também se apresentam em relação à ordem ética, política, jurídica e de sociedade.

E o professor reaparece nesse cenário não mais como detentor do conhecimento, mas sim como companheiro-guia que acompanha seus alunos na aventura do aprender. “Grande desafio é saber qual é a informação correta para tomar a decisão correta”, diz. Conforme o palestrante, mais importante do que perguntar como se aprende é se questionar o modo como se aprende.

Sobre a inserção da Igreja na internet, o padre questionou sobre o tipo de espiritualidade que está sendo criada no ambiente virtual. “Qual a diferença entre assistir uma missa pessoalmente ou pela internet? É um desafio que precisa de resposta”, problematiza. Para ele, a igreja precisa usar a internet de uma forma diferente e não apenas informar aquilo que vem sendo feito no espaço físico.

Para a pró-reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, a palestra foi importante por abordar um tema comum no dia a dia do professor. “Mesmo que as questões não apresentem uma resposta, ficam para discussões e reflexões”, diz. A pró-reitora também aproveitou para desejar um semestre letivo de muita luz para toda a comunidade acadêmica.