/ Notícias / Palestra aborda História da Ciência na UCPel
Palestra aborda História da Ciência na UCPel
21.10.2008 | 00:00
Palestra aborda História da Ciência na UCPel
A idéia é colocar informações históricas no computador, ligar os avanços da ciência por meio de relações causais e, com isso, criar hipóteses, ou seja, imaginar rumos que a história poderia ter seguido, mas, por algum motivo no meio dos acontecimentos, não seguiu. O que poderia ter ocorrido para que, por exemplo, o estado do Rio Grande do Sul fosse hoje um país independente do resto do Brasil? Se Dom João VI nunca tivesse posto os pés por aqui, é provável que isso fosse uma realidade. E foi exatamente para responder, explicar e provocar questões semelhantes que o professor Osvaldo Pessoa Júnior, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) desenvolveu o sistema apresentado nesta terça-feira (21), durante palestra na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Inserida na programação da Semana Acadêmica da Informática, a atividade intitulada “História da Ciência” teve sua abordagem baseada na construção de modelos causais probabilísticos. Criada e estudada por Pessoa Júnior há cerca de oito anos, a chamada teoria da ciência tem como objetivo ajudar a entender como os processos deste segmento se desenvolvem. “Uma de suas utilidades práticas seria o auxílio em questões de política científica”, explicou o professor, ao citar que embora possa ser aplicado à história social, o modelo funciona melhor desenvolvido junto a questões técnicas e tecnológicas.

Segundo ele, a noção de histórias contrafactuais também facilita a discussão de diferentes concepções de progresso científico. “No momento, estou estudando os avanços que levaram até a teoria quântica e já foram definidos em torno de 500 avanços diferentes”, disse. “Um dos exemplos explorados é o de que teria acontecido se Einsten não tivesse se tornado um físico. Provavelmente, o conceito de teoria da relatividade geral, criado por ele, teria demorado cerca de 50 anos para aparecer”, explicou.

Semana Acadêmica
As atividades da Semana Acadêmica dos cursos de Informática da Católica vão até o dia 24 e incluem palestras e mini-cursos. Mais informações sobre a programação pelo endereço http://dainfo.ucpel.tche.br.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?