/ Notícias / Palestra aborda as mulheres na história da Matemática
Palestra aborda as mulheres na história da Matemática
12.04.2007 | 00:00
Palestra aborda as mulheres na história da Matemática

A presença feminina na matemática é o tema da próxima palestra do programa Matemática ao Fim da Tarde, promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A palestra será no dia 30 (segunda-feira), das 19h30min às 20h30min. O palestrante será o professor Lino de Jesus Soares. Aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, o evento tem entrada franca e ocorre na sala 204 L, no prédio Santa Margarida.

A explanação, que já foi apresentada no Uruguai e em Minas Gerais, trata do expressivo número de mulheres que se dedicaram através dos séculos, e se dedicam até hoje, ao estudo da matemática. De acordo com Soares, será abordada a vida, a contribuição e as curiosidades de algumas figuras femininas entre os séculos 16 e 20, além de algumas da Antigüidade.

Uma dessas mulheres foi Hipatia, que viveu no século 3 a.C. na Alexandria. Hipatia formulou uma crítica ao famoso livro da época, Aritmética de Diofanto. Outra personalidade a ser abordada é a alemã Emmy Nöethr, que viveu no fim do século 19.

O professor deve falar também sobre o desafio das matemáticas no século 19. “As mulheres daquela época não podiam ascender à cultura científica, principalmente na área de exatas. Comprar livros de matemática era uma atitude considerada obscena”, disse. Muitas dessas personalidades, autodidatas, procuravam alternativas para chegar ao conhecimento: uma pedia ao irmão que lhe comprasse livros; outra usava pseudônimo masculino para corresponder-se com estudiosos da época.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?