O primeiro dia de atividades do Seminário de Políticas Sociais no Mercosul (Sepome) reuniu pesquisadores do Brasil e Uruguai para analisar o momento político atual da América Latina. Além da conferência de abertura, o primeiro dia de atividades contou com degustação e exposição de produtos da reforma agrária, da economia solidária e apresentação musical.
Integrante do painel de abertura, a professora da PUCRS, Jane Prates, explicou que a intenção da sua fala foi propor uma análise do atual momento político vivido no Brasil. A palestrante aproveitou também para relembrar a história recente do país. “A nossa história é baseada no racismo, no populismo e em longos períodos de escravidão”, comenta.
Até quinta-feira (14), outras conferências irão tratar de assuntos como direitos humanos, movimentos e garantias; violências e resistências em democracias; desafio da política social com recorte racial. Grupos de trabalhos com temáticas diversas, apresentações musicais e minicurso completam a programação.
O Sepome é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel). Confira como foi o primeiro dia do evento:
Redação: Rita Wicth - MTB 14101